sexta, 14 de maio de 2021

Literatura
Compartilhar:

Canções de Paula Toller e dos Titãs abrem a coleção ‘Músicas para Ler’

Renato Félix / 10 de novembro de 2015
Foto: Divulgação
Alguns livros no exterior já transformaram letras de música em livros infantis – obras de Bob Dylan e Ringo Starr já saíram no Brasil, transformando os músicos em autores para crianças. Chegou a vez do rock nacional: dois livros abrem a coleção Músicas para Ler, da Salamandra: Oito Anos, cantada por Paula Toller e regravada por Adriana Calcanhotto, e Família, dos Titãs.

Oito Anos é de Paula Toller e Dunga e ganhou ilustrações de Bruna Assis Brasil. A letra de Paula, inspirada em Gabriel, filho da cantora, passeia pelos questionamentos do garoto, começando a respeito dos times para os quais os pais torcem, a letra do hino nacional, religião, ortografia, família, de onde vêm os bebês. Foi gravada por Paula em seu primeiro disco solo, Paula Toller, de 1998. Calcanhotto a regravou em seu primeiro disco infantil, Adriana Partimpim, de 2004.

Bruna já ilustrou mais de 25 livros e retrata esse universo de perguntas imaginando também possíveis respostas da criança – que não estão na letra da canção.

Família é de autoria de Arnaldo Antunes e Tony Bellotto, gravada pelos Titãs em 1987 no disco Cabeça Dinossauro. Nando Reis faz o vocal principal e depois regravou a música em carreira solo, em 2013. Até o Molejo tem sua versão, de 1998.

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas