segunda, 21 de maio de 2018
Cultura
Compartilhar:

João Pessoa sedia Encontro Nordestino de Produção Cultural Independente

André Luiz Maia / 07 de novembro de 2015
Foto: Rafael Passos
Estabelecer uma rede de troca entre as manifestações culturais de cada estado e pensar em meios de torná-las, de fato, independentes. Com isso em mente, gestores de cultura do Nordeste inteiro se reúnem hoje em João Pessoa no I Encontro Nordestino de Produção Cultural Independente.

O evento acontece durante todo o dia no Espaço Cultural, com mesas-redondas, palestras e uma plenária com gestores e agentes culturais da região. À noite, atrações culturais encerram a programação, em apresentações no Teatro de Arena.

A iniciativa é da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). De acordo com o gerente executivo de promoção cultural da Secult, Milton Dornellas, eles percorreram todas as capitais do Nordeste em reuniões com secretários de cultura de estados e municípios, fundações e representantes do Ministério da Cultura para mobilizar o encontro.

“É uma provocação inicial. Chamamos os secretários estaduais, a secretaria de Cultura de Olinda, pólo cultural significativo aqui no Nordeste e representantes de fundações para pensarmos coletivamente no que podemos fazer para tornar o circuito cultural realmente independente”, comenta.

PROGRAMAÇÃO

▶ 9h – Encontro dos Gestores Culturais do Nordeste

▶ 14h – Plenária: Gestores e Agentes Culturais

▶ 19h – Apresentações artísticas: ChicoCorrea & EletronicBand, Coutto Orchestra (SE), Banda Criolina (MA)

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas