O paraibano Afonso Pereira tem uma trajetória que se confunde com a própria história do jornalismo no estado. Ao observar isso, sua viúva, a professora Clemilde Pereira, decidiu compilar as memórias desta caminhada em “Afonso Pereira: uma voz no jornalismo”, lançado hoje na Sala dos Colegiados do Centro Universitário de João Pessoa, o Unipê.
O livro compila o trabalho de Afonso, a exemplo de vários artigos escritos para o jornal O Nordeste, com mais de 60 publicações inseridas entre abril de 1981 e abril de 1985 na Coluna Panorama.
“Afonso escrevia sobre vários assuntos e que hoje são muito atuais, como o reconhecimento da profissão das empregadas domésticas. Tem ainda quase 50 publicações na coluna Editorial do jornal, que vão de maio de 1982 a outubro de 1984. Há, também, registros dos documentos dele, como a carteira da API e também de correspondente da revista Visão”, ressalta a professora Clemilde Pereira.
Afonso Pereira ajudou a fundação do jornal Correio da Paraíba, em 1953, sendo o primeiro diretor do veículo. “Na época, por exemplo, eu fui quem dobrei todos os jornais que foram vendidos”, relembra Clemilde.

Afonso pereira, uma voz no jornalismo
Editora: Mídia Gráfica e Editora Ltda.
Páginas: 202
Local: Sala dos Colegiados do Unipê
Data e Hora: Hoje, às 16h30