segunda, 12 de abril de 2021

Cultura
Compartilhar:

Fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat profere palestra nesta segunda-feira na UFPB

André Luiz Maia / 07 de agosto de 2016
Foto: JUAN ESTEVES/ DIVULGAÇÃO
As imagens que ilustram esta matéria são resultado da visita da fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat à cidade de Livramento, na Paraíba, há quase 50 anos. Amanhã, ela retorna ao estado para apresentar estas e outras imagens que captou ao longo da extensa carreira, em uma palestra na UFPB.

Em 1968, ela veio acompanhando o repórter Audálio Dantas, da revista Realidade, para retratar o cotidiano dos catadores de caranguejo em meio ao mangue do distrito de Nossa Senhora do Livramento, parte do município de Santa Rita.

No entanto, o que lhe chamou mais atenção na jornada foi a quantidade de mulheres que encontrou no meio do caminho, que também realizavam a atividade.

As imagens, todas em preto e branco, constrastam os rostos de crianças e jovens meninas levando o ofício quase como uma brincadeira, em expressões de satisfação, com os das senhoras de panos na cabeça, algumas fumando cachimbo, compenetradas em catar o máximo possível de caranguejos. Sua plasticidade evoca o mito bíblico da criação humana através do barro, como se aquelas meninas estivessem surgindo naquele instante de dentro da terra.

Maure

Leia Mais

Relacionadas