quinta, 24 de janeiro de 2019
Cultura
Compartilhar:

Festa das Neves é opção de diversão para famílias em JP

Ainoã Geminiano / 03 de agosto de 2018
Foto: Rafael Passos
Ao logo das 433 edições, a Festa das Neves mudou muito, na opinião dos frequentadores e nem tudo para melhor. Porém, embora mereça críticas, a festa que celebra o aniversário da Capital paraibana continua sendo uma importante tradição no calendário cultural do Estado. Mesmo numa quinta-feira, meio de semana, a sexta noite da festa foi bastante movimentada, atraindo frequentadores de todos os anos e outros que visitavam pela primeira vez os parques de diversão e alimentação, instalados nas avenidas Visconde de Pelotas e Pedro I.

A costureira Rosilene Correira reservou o dia para conhecer a festa, acreditando que estava fugindo das noites mais movimentadas para levar a neta, que também estava vendo pela primeira vez as belezas da Festa das Neves. “Estou levando ela nos brinquedos, depois vamos procurar um lanche. Até agora estou gostando muito do que estou vendo. Realmente é uma festa muito agradável”, elogiou.

Já a técnica de enfermagem, Meyre Luci Leal, de 54 anos, frequenta a festa desde os tempos de solteira e disse sentir saudade dos tempos antigos do evento. “Eu vinha naquele tempo que aconteciam grandes shows, com bandas conhecidas de forró, a festa tomava toda a Lagoa e várias ruas em volta. Além disso era muito mais seguro, a gente vinha tranquilo, sem medo de tanta violência. Não é mais como antes mas, mesmo assim, continua uma festa muito boa. Como trabalho na área de saúde e minhas folgas são um tanto deslocadas, aproveitei a folga de hoje para trazer meus netos”, disse. Ao lado de um dos brinquedos da festa, Meyre via a alegria de Ana Laura, de 8 anos e Gustavo, de 3, que curtiam a mini montanha russa, no primeiro carrinho.

Comidas típicas

Apesar de os parques de diversão serem a principal atração, na maioria dos dias, a Festa das Neves não atrai apenas o público infantil. A diarista Maria Menezes Ferreira aproveitou a quinta-feira para ir à festa com a amiga. “Faz muitos anos que venho. Gosto de ver as atrações, ver gente, mas o que mais me atrai são as comidas típicas da festa. A maçã do amor é algo que não encontramos facilmente em outros eventos. É a cara da Festa das Neves e é minha maior expectativa ao vir pra cá”, declarou.

Outra tradição marcante da Festa das Neves, ligada ao entretenimento, é a “Monga”. Uma linda mulher que vira “macaco”. De fora da festa em edições anteriores, a atração retornou este ano, repaginada e atraindo um grande público.

Na noite dessa quinta-feira (2), era o brinquedo mais concorrido do parque, com uma fila constante de espera na entrada.

Relacionadas