sexta, 22 de janeiro de 2021

Cultura
Compartilhar:

Fenelon Dantas e João Lourenço são as atrações do De Repente no Espaço

Da Redação / 05 de abril de 2017
Foto: DIVULGAÇÃO e Thercles Silva
O Espaço Cultural recebe mais uma vez o encontro de dois nomes da cultura popular nordestina. A edição de abril do projeto De Repente no Espaço traz como convidados Fenelon Dantas e João Lourenço, ambos da Paraíba. A apresentação é de Iponax Vila Nova, declamador oficial do evento.

Como de costume, a noite da poesia popular acontece na primeira quarta-feira do mês, a partir das 19h, no mezanino do Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. A entrada é gratuita.

Para o público fiel do projeto, é a oportunidade de conferir a performance desses dois nomes da arte do repente. Poetas que trazem consigo o dom que os permite trazer o verso no improviso. Rápidos no raciocínio, os dois têm sempre a resposta ao oponente.

Fenelon Dantas começou muito cedo na arte da música, observando os aboiadores nas vaquejadas. Cada toada que ouvia aumentava a vontade de ser poeta e improvisar.

Continuou a ouvir no rádio e durante suas férias resolveu ir a fundo e fazer cantoria. Aos quinze anos de idade formou dupla com José Barbosa. Tem gravado nove trabalhos, entre discos e Cds, com poetas José Monte, Valdir Teles e outros.

João Lourenço é natural de Pilar, nascido nas terras do Engenho Corredor, na mesma propriedade rural onde nasceu o grande romancista José Lins do Rego. Começou a cantar em 1977. Dedicou-se por sete anos ao coco e depois adotou a viola. Mudou-se para Pernambuco em 1984, quando começou a atuar em dupla com Rogério Meneses. Começou a carreira de repentista na zona rural e depois veio para a cidade com a intenção de se profissionalizar. Atualmente João Lourenço reside em Caruaru e é considerado pelos amantes da cantoria como um dos melhores poetas cantadores do Nordeste.

De repente no Espaço

Hoje, às 19h.

Teatro Paulo Pontes (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa).

Entrada franca

Relacionadas