quinta, 04 de março de 2021

Exposição
Compartilhar:

Tecnologia e memória são explorados em mostra coletiva em JP

André Luiz Maia / 14 de julho de 2017
Foto: DIVULGAÇÃO
A Usina Cultural Energisa abre hoje sua Coletiva 10, expondo os trabalhos dos artistas Geóstenys Melo, João Vianey e Ton Limongi, selecionados a partir do Edital de Ocupação 2017/2018, da Galeria de Arte da Usina.

Ao todo, são 25 trabalhos inéditos, entre pintura, desenhos, monotipia (técnica de impressão rudimentar) e site specific, termo da arte contemporânea que define obras feitas pensadas especialmente para o ambiente expositivo. A coletiva tem curadoria do artista visual Dyógenes Chaves. Comente no fim da matéria.

Em Roupa Memória, Geóstenys Melo faz um apanhado da memória do local onde fica a Usina Cultural Energisa. Para a realização da obra, o artista fez uma pesquisa com alguns funcionários do espaço, colheu histórias inusitadas e se debruçou no arquivo de imagens e documentos do espaço. Uma peça do uniforme de trabalho de cada colaborador entrevistado foi integrada à composição da obra.

O artista João Vianey, por outro lado, apresenta seu trabalho em monotipia, intitulado Impressões. "A monotipia, técnica em destaque nesse projeto, ressalta a poesia de cada tela, onde o preto, sempre presente, tem a função de revelar e não de esconder. A escuridão em meio à vivacidade das cores tem papel fundamental, nos relata o que ali se faz presente e ao mesmo tempo nos dá liberdade para devaneios da nossa própria imaginação", pontua Dyógenes Chaves, em material de divulgação.

Habeas Corpus, de Ton Limongi, traz partes do corpo humana prisioneiras de objetos tecnológicos, com inspiração na pop art. São pinturas de objetos oriundos do universo tecnológico. As obras permeiam o “entre” homem/máquina, o humano personificado pelo olhar da tecnologia.

‘Coletiva 10’

Com Ton Limongi, Geóstenys Melo e João Vianey

Usina Cultural Energisa (Av. Juarez Távora, 243, Torre, João Pessoa – 3221.6343 / 3221.4985 - http://www.usinaculturalenergisa.com.br)

Visitação de terça a domingo, das 14h às 20h, até 12/08

Entrada franca

Leia Mais

Relacionadas