segunda, 23 de abril de 2018
Exposição
Compartilhar:

Exposição ‘Retinto’ mostra como o negro é apresentado na obra de Shiko

André Luiz Maia / 10 de novembro de 2015
Foto: Reprodução
Representatividade. Uma palavra que será bastante ouvida (não só) durante novembro, o Mês da Consciência Negra. Alinhada à campanha de conscientização e combate ao racismo e à violência contra o povo negro, a casa de artes Cosmopopeia convidou o premiado ilustrador e quadrinista paraibano Shiko para uma exposição que traz um apanhado de toda a sua carreira a partir de um tema. É a Retinto – O Negro no Desenho de Shiko. Em mais de 20 obras com diversas técnicas e suportes, somos apresentados às figuras negras que aparecem na obra do quadrinista. O vernissage acontece hoje.

Além da presença do próprio Shiko, o evento conta com a participação musical do músico Victor Rama. A ideia da exposição surgiu como uma proposta feita por Tadeu de Brito (que assina a direção artística) e Melina Bomfim, proprietários da Cosmopopeia.

“Eles me convidaram para essa exposição temática e, inicialmente, eu produziria algumas obras inéditas”, comenta Shiko. No entanto, ao analisarem o acervo do ilustrador, encontraram bastante material que renderia, por si só, uma exposição completa. “Até mesmo nos meus cadernos de estudos, que eu uso para poder elaborar uma obra, havia muita coisa envolvendo negritude”, completa o quadrinista. Os temas são dos mais diversos também, como cultura, religiosidade, erotismo, política e o dia a dia de mulheres e homens negros através de retratos.

‘RETINTO – O NEGRO NOS DESENHOS DE SHIKO’

De Shiko

Abertura hoje, às 20h

Na Cosmopopeia (Ladeira da Borborema, 114, Centro, João Pessoa – https://www.facebook.com/cosmopopeia)

Visitação de terça a quinta, das 16h às 21h e às sextas e aos sábados, das 16h às 22h, até 12/12

Entrada franca

Leia mais no jornal Correio da Paraíba

Relacionadas