sexta, 18 de outubro de 2019
Exposição
Compartilhar:

Exposição mostra beleza e caos na vida urbana

André Luiz Maia / 15 de dezembro de 2018
Foto: Caíque Cunha/Divulgação
A fluidez das paisagens urbanas, com toda a sua beleza e caos, é a matéria-prima do trabalho de Caíque Cunha. As fotografias que mostram o processo de gentrificação de uma região de Nova York resultam na exposição Williamsburg - Paisagem em Transformação, em cartaz até janeiro em João Pessoa.

O carioca produziu as imagens entre 2013 e 2016, durante sua estadia na cidade norte-americana. Através de personagens e cenários, ele nos apresenta o processo de transformação e de conflitos que um ambiente urbano passa, em um diálogo entre fotografias analógicas, digitais e instantâneas.

Inicialmente, não havia pretensão de realizar uma exposição fotográfica. “Entre 2014 e 2016 passei uma temporada em Nova York onde fiz pequenos cursos na Escola de Artes Visuais (SVA) e no Centro Internacional da Fotografia (ICP). Esses cursos demandavam prática fora das instalações das instituições. Para uma das aulas da Escola de Artes Visuais fotografei uma produção de dança em Williamsburg, Brooklyn”, relata Caíque, em material de divulgação da exposição.

O que eram fotos para testar seus conhecimentos acabaram revelando um processo de “enobrecimento” de Williamsburg, que se modernizava e, ao mesmo tempo, espantava os antigos moradores por conta da especulação imobiliária e a escalada dos preços na região.

Ao retornar ao Brasil, Caíque apresentou as fotografias ao arquiteto e cenógrafo Rodrigo Santana e o convidou para a curadoria da mostra. De lá para cá, a exposição já passou por galerias de Nova York, Rio de Janeiro, Niterói , Fortaleza, São Paulo e Juiz de Fora.

‘Williamsburg’

De Caíque Cunha

Em cartaz

Celeiro Espaço Criativo (Lot. Panorâmica I e II, Altiplano, João Pessoa – 3252.1418)

Visitação até 13/01

Entrada franca

Relacionadas