terça, 25 de junho de 2019
Exposição
Compartilhar:

Alessandra Soares e Adriana Aranha expõem no Panapaná

André Luiz Maia / 07 de novembro de 2017
Foto: Assuero Lima
Duas mulheres apresentam seus trabalhos nas artes visuais ao longo desta semana. É a programação do Panapaná, que se estende até o próximo sábado. Amanhã, Alessandra Soares inaugura sua exposição fotográfica Da Margem, de Cá. Sexta, é a vez da paraibana, radicada em São Paulo, Adriana Aranha, com Entre Falas. Os vernissages têm entrada gratuita para o público.

O trabalho de Alessandra, a princípio, se deu por um princípio muito simples: ela convidou algumas mulheres para serem fotografadas por suas lentes. A orientação, ambientação e contexto das fotos ficava a cargo da fotografada, que tinha liberdade de escolher todos esses tópicos.

“Como elas, eu também sou mulher e, no momento em que eu abro esse espaço, eu me coloco ao lado delas. Daí vem o nome da exposição”, explica Alessandra. Ao todo, foram cinco mulheres fotografadas, que geraram 17 imagens expostas no Espaço Expositivo Alice Vinagre. “Foram encontros fortuitos, que revelaram universos desconhecidos para mim. Tive que me abrir para deixar ser afetada por eles”, completa.

Um ponto em comum entre os trabalhos de Alessandra e Adriana Aranha, que abre sexta a exposição Entre Falas, é a necessidade de se abrir para as questões que os trabalhos suscitam. “Eu não trabalho com um suporte fixo para a minha arte, o caminho é inverso. Eu tenho uma ideia e vou ouvindo o que cada obra necessita”, comenta Adriana.

Ela parou alguns instantes da montagem na Galeria de Arte Archidy Picado para mostrar o início da montagem da exposição e já adiantou o que encontraremos por lá na sexta. Há trabalhos em áudio, um vídeo-ensaio de 40 minutos, duas ações em vídeo e trançados em papel. “São trabalhos resultantes de um estado de observação, buscando uma desaceleração, especialmente em um momento em que grita-se muito, fala-se muito, com falas sobrepostas. Meu trabalho é voltado para uma voz que se cria a partir de situações de pausa”, completa Adriana.

Relacionadas