quinta, 19 de setembro de 2019
Espetáculo
Compartilhar:

Zé Lezin apresenta ‘A crise do matuto’ com críticas à política

André Luiz Maia / 07 de setembro de 2018
Foto: Divulgação
Zé Lezin é um fenômeno do humor paraibano. Há mais de 30 anos em atividade, o personagem criado por Nairon Barreto continua a divertir plateias, com a garantia de show lotados. Durante o feriadão, ele faz mais três apresentações, desta vez aproveitando o tema da crise financeira e política brasileira para fazer o que sabe melhor: provocar o riso.

Zé Lezin - A Crise do Matuto utiliza o potencial de contador de causos de Nairon para tecer críticas ferinas à política brasileira sob a perspectiva do olhar bem-humorado e perspicaz do matuto nordestino. A Lava Jato, impeachment, candidatos à presidência, Supremo Tribunal Federal, nada escapa do texto desenvolvido pelo próprio Nairon.

A ideia é que o público possa ao mesmo tempo rir e refletir sobre a situação crítica do país, enquanto busca por novos caminhos para se reconstruir. Tudo isso contado pelo personagem, sem muitos recursos, em uma espécie de stand-up.

Formado em Comunicação Social e Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele descobriu logo que seu dom era o da comunicação, mas não pela veia jornalística. Foi nos palcos que se encontrou, participando inicialmente de um grupo de dança folclórica na universidade, onde recitava cordéis e contava algumas piadas entre um número e outro.

A experiência viria na noite, fazendo apresentações de humor em bares e em teatros de João Pessoa. O ápice veio no final dos anos 1990, quando chegou a uma vitrine luxuoosa: a Escolinha do Professor Raimundo, humorístico comandado por nada menos que Chico Anysio, uma referência para qualquer humorista brasileiro.

Sua estreia no programa foi em 1998, quando ele se tornou parte do Zorra Total, na TV Globo. Antes, ele usava como nome artístico Zé da Paraíba, mas decidiu mudar para Zé Lezin. Não deu outra. A exposição semanal para milhões de brasileiros o alçou a um status invejável.

Referência. Se Chico Anysio era uma grande referência para Nairon Barreto, sua chegada à televisão transformou a vida de uma geração inteira de humoristas e comediantes brasileiros que viriam a seguir. Um deles é Tirullipa, que está fazendo bastante sucesso ultimamente.

No domingo, o filho de Tiririca faz show em João Pessoa e, por conta disso, conversou com o Correio sobre a performance. No meio da entrevista, ele sentiu que precisava fazer um aparte. "Cara, meu pai é obviamente uma influência grande para mim, mas Zé Lezin é outro que me constituiu. Ele e Shaolin são grandes nomes do humor nacional e merecem todo o respeito, não só dos paraibanos, mas de todo o Brasil", exaltou o humorista cearense.

Relacionadas