sábado, 21 de julho de 2018
Espetáculo
Compartilhar:

Clássico de Molière será apresentado no Teatro Severino Cabral

Audaci Junior / 23 de março de 2018
Foto: divulgação
Dentro da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, será apresentado nesta sexta-feira o espetáculo Don Juan, famosa tragicomédia escrita pelo francês Molière (1622-1673).

A encenação acontecerá a partir das 20h, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande.

A peça que estreou pela primeira vez no ano de 1665 é dividida em cinco atos e tem como protagonista um nobre irresponsável que passa seu tempo conquistando mulheres, contando mentiras e arranjando confusão.

De início Don Juan está fugindo de Dona Elvira, com quem tinha se casado pouco tempo antes, quando ela ainda estava num convento e foi seduzida e iludida pelo conquistador. O comportamento de Don Juan faz com que ele crie diversas inimizades, suas atitudes quase levam a loucura Leporelo, seu criado, que sempre critica o patrão, ao mesmo tempo em que tenta não o desagradar.

Uma das mais importantes peças de Molière, Don Juan foi censurada pela Igreja por toda a vida do dramaturgo francês.

A obra vai além da conquistas amorosas de um devasso, como costuma ser conhecida. Don Juan é um sedutor, mas, num crescendo, revela-se ateu, libertino e hipócrita. Não que ele seja mau de todo, possui a generosidade de sua casta. Mas o protagonista é capaz de grandes maldades.

Seus galanteios o predispõem à hipocrisia – o maior de todos os seus vícios. A sua fina ironia, o sarcasmo e o senso de humor, que consagraram Molière, tornaram-no moderno.

A montagem será encenada pelos ex-alunos do Curso de Iniciação Teatral do Teatro Municipal Severino Cabral, turma 2017, que optaram por trabalhar uma comédia clássica. A direção fica por conta de Regina Albuquerque.

Relacionadas