quinta, 22 de agosto de 2019
Espetáculo
Compartilhar:

‘Branca sem neve’ e ‘Troca-se histórias por brincadeiras’ são apresentados em praças

André Luiz Maia / 26 de janeiro de 2019
Foto: Divulgação
Começa hoje o último fim de semana da oitava edição do Janeiro Arretado, festival de teatro voltado para o público infantojuvenil. Na programação de encerramento, dois espetáculos gratuitos em praças públicas de João Pessoa, além de programação paga na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural.

Hoje, o público poderá conferir o espetáculo Branca sem Neve, da Arretado Produções Artísticas, na Praça da Paz, nos Bancários. Paralelamente, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, em Tambauzinho, a Cia Oxente se apresenta com o espetáculo Girandei, também às 17h.

Amanhã, as atividades acontecem na Praça XV de Novembro, no Varadouro, atendendo também ao público da comunidade do Porto do Capim. O espetáculo escolhido pela Arretado é Troca-se Histórias por Brincadeiras, no mesmo horário de hoje. Simultaneamente, na Sala José Siqueira, acontece o encerramento, com o show da Banda Castelo Encantado.

Branca Sem Neve, como o próprio título atesta, é uma paródia do clássico Branca de Neve e os Sete Anões com elemento de nossa cultura popular. De forma irreverente e divertida, uma trupe de artistas mambembes resolve contar a história de Branca Sem Neve, uma linda princesa nordestina que sonha em encontrar o amor de sua vida, seu príncipe encantado.

No entanto, assim como nos contos de fada, sua madrasta tentará impedi-la de realizar este sonho a todo custo, contando com a ajuda de seu fiel Espelho Brincante Encantado. O texto é de Nelson Alexandre e a direção é coletiva, do elenco formado por Emmanuel Rodrigues, Eva Xavier, Marcio Bacellar, Maronilton Henrique e Sânzia Márcia

Amanhã, o outro espetáculo gratuito é Troca-se Histórias por Brincadeiras, com roteiro e direção de Edilson Alves, que também está em cena, dividindo o palco com o ator mirim Matheus Henrique. Dengoso é um palhaço aventureiro que anda em parceria com Pitoco, seu afilhado, um menino curioso, músico e ao mesmo tempo brincalhão, trocando brincadeiras por histórias, transportando crianças, jovens e adultos para o mundo do faz de conta, da brincadeira, magia e feitiço das contações de histórias.

Espaço. O Janeiro Arretado se destaca por ser uma das poucas iniciativas de teatro no estado voltada para crianças. Realizado desde 2012 pela Arretado Produções Artísticas, trata-se de um festival não-competitivo, que tem como principal objetivo mostrar e valorizar produções teatrais, formando e educando plateias, contribuindo para um maior crescimento e visibilidade das artes cênicas na Paraíba.

A oitava edição preservou uma iniciativa proposta há alguns anos pela organização do festival, de descentralizar as apresentações, ocupando novos locais. Em contrapartida aos espetáculos pagos, a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, o Janeiro Arretado também ofertou espetáculos gratuitos, fruto de uma parceria com a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

Diversos grupos paraibanos apresentaram seus espetáculos gratuitamente em equipamentos culturais municipais de bairros como Centro, Varadouro, Bancários, Gervásio Maia, Mangabeira, Bessa, Tambaú e Tambauzinho.

O ator e diretor Edilson Alves ressalta que dar atenção para o público infantojuvenil é algo urgente. "Às vezes penso que alguns dos nossos amigos artistas acham que teatro infantil é inferior. Salvo o SESC de Campina Grande, com a mostra Curumim, e atrações do Animacentro, quase não vemos mais iniciativas para esse público aqui na Paraíba. No entanto, a demanda existe", salienta.

'Branca sem Neve'

Do grupo Arretado Produções Artísticas

Hoje, às 17h.

Praça da Paz (Bancários, João Pessoa)

Entrada franca

'Troca-se histórias por brincadeiras'

Do grupo Arretado Produções Artísticas

Amanhã, às 17h.

Praça XV de Novembro (Varadouro, João Pessoa)

Entrada franca

Relacionadas