segunda, 16 de setembro de 2019
Cultura
Compartilhar:

Devotos festejam Santo Antônio e Campina realiza casamento coletivo

Aline Martins / 12 de junho de 2019
Foto: Imagem ilustrativa
Em busca de um amor ou melhorar o relacionamento que já existe. Esses são alguns dos pedidos que os devotos de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro, pedem no dia de hoje, 12 de junho – véspera do Dia de Santo Antônio e Dia dos Namorados. Sem falar, nas simpatias para arrumar um pretendente ou descobrir com quem vai se casar. A fé é tão forte que muitas pessoas até recorrem a locais onde leva o nome do santo para fazer uma promessa caso consiga obter aquele pedido.

Um dos pontos turísticos e religiosos mais conhecidos é a Pedra de Santo Antônio, que fica na Serra do Bodopitá, no município de Fagundes, no Agreste. Nesta quarta-feira (12), a cidade organizou uma festa que tem início às 20h. Desde o dia 9 de junho até o próximo domingo, acontece a “Romaria na Pedra de Santo Antônio”, que já virou tradição no local.

Conta a história que se você passar três vezes entre as pedras, que tem um espaço estreito e fazer um pedido, seja para casamento ou reafirmar o que já existe, você será atendido até o ano seguinte. A pedra leva esse nome em homenagem a Santo Antônio de Lisboa. Em uma das redes sociais, a Prefeitura Municipal de Fagundes destacou a quantidade de turistas e romeiros de diversas partes que estão peregrinando e fazendo preces no ponto turístico. Já a tradicional Festa de Santo Antônio está marcada para acontecer hoje e terá a apresentação de Samya Maia, Forró D2 e Armando Lima.

Além dos pedidos, através de orações ou indo in loco nos lugares em que levam o nome de Santo Antônio, os fiéis também têm recorrido as redes sociais para também externar seus desejos. São utilizadas hashtag com o nome do santo ou identificando os lugares onde o santo é homenageado. Isso mostra uma mesclagem entre o tradicional e a mais moderna forma utilizada pelas sociedades e devotos em geral para fazer pedidos.

Casamento coletivo. A noite vai ser de muita festa, pois um dos momentos marcantes do Maior São João do Mundo, em Campina Grande, o casamento coletivo vai unir este ano 164 casais, durante uma cerimônia que acontece às 19h, na Pirâmide do Parque do Povo. A cerimônia será comandada pela magistrada Ivna Mozart, que já participou de outras edições. Ela já se reuniu com os casais e pontuou as adaptações que estão previstas nesse ano, pois esta será a primeira vez que casais homoafetivos participarão do casamento coletivo.

Os casais que vão participar de cerimônia moram em Campina Grande e nos distritos de São José da Mata, Galante, Catolé de Boa Vista e Santa Teresinha. Eles foram presenteados pela Prefeitura com os trâmites cartoriais, aluguel do vestido de noiva, terno do noivo, maquiagem, penteados e toda a produção do casamento, além dos buquês para as noivas.

Paróquia de Santo Antônio de Lisboa (Em Tambaú):

Desde o dia 1º de junho iniciou a trezena que termina amanhã, dia 13 de junho. A celebração acontece todas as noites, a partir das 19h.

Confira dez simpatias. Para fazer durante as festas juninas:

Para descobrir o nome do futuro amado (a)

Na véspera da festa de São João, encha a sua boca de água e fique escutando a conversa de alguém atrás de uma porta. O primeiro nome próprio (de homem ou mulher) que você escutar será o nome do próximo namorado ou namorada.

Faca na bananeira mostra a inicial do seu futuro namorado (a)

Essa simpatia tem que ser feita na véspera da festa de São João (23 para 24 de junho). Pegue uma faca nunca utilizada e coloque no caule de uma bananeira. No outro dia, tire a faca. O leite da planta vai formar uma letra, que é a inicial do seu amor.

Cravo, alecrim e manjericão garantem proteção e felicidade

O banho que garante felicidade e proteção tem que ser feito com cravo, alecrim e manjericão. No dia 24 de junho, tome um banho com a mistura e peça proteção e alegria para São João.

Tire suas dúvidas sobre com quem namorar na noite de São João

Se você está balançada (o) entre dois amores e não sabe quem escolher, a dica é escrever o nome dos (as) pretendentes em um pedaço de papel e jogar em uma bacia com água. O primeiro que desenrolar é o escolhido. Detalhe: a simpatia tem que ser feita na noite de São João.

Sal para fisgar o pretendente

Essa simpatia é só para mulheres. Na noite de São João, vá até a mesa onde estão os quitutes da festa e jogue uma pitada de sal (que deve estar guardada na sua bolsa). Fale: “A boca que este sal provar é daquele que vai me amar”. Aí, é só ver quem vai comer.

No dia de São Pedro, seu amor vai aparecer em seus sonhos

Depois das celebrações do dia 29, pegue um pouco do que sobrou do almoço e jantar. Prepare a mesa com toalhas brancas, a comida e os talheres. No sonho dessa noite, você conhecerá o seu amor.

São Jorge vai ajudar São Pedro a proteger a sua residência

Com um vaso da planta Espada de São Jorge. Na véspera do dia de São Pedro, coloque a chave da sua casa em um copo com água e peça proteção a São Pedro com a seguinte frase: “ São Pedro, apóstolo e guardião, envolva toda a minha casa em sua proteção”. No outro dia, despeje a água do copo no vaso com a planta e repita o pedido.

Pão de Santo Antônio para não lhe faltar comida

No dia 13, vá a igreja receber o “pãozinho de Santo Antônio”. O pão abençoado deve ser deixado com outros mantimentos da casa para que ele “não faltem jamais”.

Santo Antônio casamenteiro

parte 1

A primeira dica para conseguir um namorado (a) com a ajuda de Santo Antônio é pegar uma fita vermelha e amarrar na imagem do santo. Dê nós e faça o seu pedido. Depois reze e coloque o santo de cabeça para baixo. Só o desvire depois que conseguir conquistar o seu amor.

parte 2

Na noite de 12 de junho, pegue um palito de dente e escreva o seu nome e o do (a) pretendente em uma vela branca. Passe a vela no mel e acenda. Dizem que Santo Antônio traz a pessoa amada em poucos dias.

Relacionadas