domingo, 17 de janeiro de 2021

Cinema
Compartilhar:

Versão tcheca de ‘Alice no País das Maravilhas’ é lançada em DVD no Brasil

Renato Félix / 01 de março de 2017
Foto: DIVULGAÇÃO
Existem inúmeras versões para o cinema dos livros de Lewis Carrol, Alice no País das Maravilhas e Alice Através do Espelho - separados ou misturados. Do primeiro curta mudo a narrar a história, de 1903, com 9 minutos, à versão nada a ver de Tim Burton, de 2010, passando até por um musical pornô elogiado de 1976. Mas particularmente interessante é uma versão tchecoslovaca de 1988, de Jan Svankmajer, lançada em DVD no Brasil este mês.

O cineasta trabalhou com animações por toda a carreira, é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos na área (principalmente em curtas), e tinha a ambição de realizar um longa baseado em Alice, combinando atores reais e animação em stop-motion.

A menina Kristýna Kohoutová contracena com os bonecos, o que fez com que não houvesse sets em miniatura, como normalmente acontece nos filmes em stop-motion. Os efeitos tiveram que ser realizados em escala real.

Svankmajer levou mais de 20 anos no projeto. "É um dos mais importantes e incríveis livros produzidos por esta civilização", disse em uma entrevista de 2011. Foi recompensado: o filme ganhou o prêmio de longa no Festival de Annecy, o principal para animações do mundo.

Embora a trama de Lewis Carroll muitas vezes tenha sido convertida em um cenário muito colorido, se aproximando da atmosfera de conto-de-fadas, não é o caso aqui. A opção é pelo dark, por uma atmosfera que lem,bre mais um sonho.

A trama-base, no entanto, é a mesma: Alice persegue o Coelho Branco por uma toca e vai parar no País das Maravilhas, onde vai encontrar uma série de personagens e nonsense tentando voltar para casa.

O filme passou em Annecy em 1987 e estreou primeiro nos Estados Unidos em 1988, antes da Tchecoslováquia, que só viu o filme em 1990. O filme permanecia inédito em DVD no Brasil e este lançamento traz como extras o primeiro curta de Alice, de 1903, entre outros.

Relacionadas