Acesso

Cinema
Compartilhar:

‘Rogue One’, conta história de guerra nas estrelas estrelada por novos personagens

Renato Félix / 21 de abril de 2017
Foto: Divulgação
Está lá no letreiro de abertura do primeiro Guerra nas Estrelas (1977): "Espiões rebeldes roubaram os planos secretos da arma definitiva do Império, a Estrela da Morte". Os planos são o elemento que conduz todo o primeiro filme, mas quem são esses espiões rebeldes? Essa é a história contada em Rogue One – Uma História Star Wars (2016), que está chegando ao home vídeo em DVD, blu-ray e blu-ray 3D, além de plataformas de streaming.

Basicamente com personagens completamente novos, o filme é o primeiro derivado live action da série para o cinema, o primeiro filme live action que não leva o número de um "episódio" (O Despertar da Força, de 2015, foi o VII; Os Últimos Jedis, que estreia em dezembro, será o VIII) e o primeiro em que o nome "Skywalker" não é mencionado nenhuma vez.

Aqui, Jyn (Felicity Huffman) é escalada junto com o espião vivido por Diego Luna para encontrar seu pai (Mads Mikkelsen) desaparecido, que vem a ser o engenheiro que o Império "convidou" a projetar a Estrela da Morte.

Movimentado e carismático, o filme se sustenta com as próprias pernas. Mas há o interesse extra das inter-seções com o Guerra nas Estrelas original – o que incluiu as assustadoras recriações digitais dos personagens de Peter Cushing e Carrie Fisher e da reaparição de Darth Vader, com direito à voz de Jamer Earl Jones.

Além disso, como se sabe, a história vai desembocar no começo do chamado episódio IV, o que garante um final especialmente emocionante para os fãs da saga.

As únicas edições com extras são as duplas em blu-ray. Há uma normal e outra, um steelbook. Basicamente são perfis dos novos personagens. O filme avança na diversidade ao dar mais uma vez o protagonismo a uma mulher, e compor o elenco com um ator mexicano (Luna), um negro (Forest Whitaker), dois chineses (Jiang Wen e Donnie Yen) e um nórdico (Mikkelsen).

A experiência abriu o leque de vez para diversos filmes à margem da raiz principal da série. O próximo já sabemos qual será: o filme sobre a juventude de Han Solo.

Relacionadas