segunda, 23 de abril de 2018
Cinema
Compartilhar:

‘Planeta dos Macacos – A Guerra’ tem pré-estreia em João Pessoa

André Luiz Maia / 02 de agosto de 2017
Foto: Reprodução
Planeta dos Macacos não é nenhuma novidade no mundo do cinema. Desde a primeira adaptação de todas, em 1968, baseada no livro de Pierre Boulle, a distopia da supremacia símia gerou fascínio do público, se desdobrando em sequências e outras adaptações para TV e quadrinhos.

Desde 2011, a trama ganhou um novo início nas telonas, contando agora os eventos que antecedem o filme original estrelado por Charlton Heston. O terceiro capítulo dessa história, ‘Planeta dos Macacos – A Guerra’, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (2) e a partir desta quarta-feira (2) os paraibanos já podem conferi-lo em pré-estreia no Cinépolis Manaíra. Para quem ainda não viu os filmes anteriores, uma pequena explicação da ambientação dessa nova história. Aqui tudo começa com o cientista Will Rodman em busca de uma cura para o mal de Alzheimer, motivada por seu pai ser portador da doença. Nos macacos usados como cobaias para o teste da droga, o efeito faz com que o QI dos símios cresça. Com isso, eles começam a se organizar e se rebelar contra os humanos. O protagonista da franquia é César, o primeiro a desenvolver inteligência. Ao longo dos filmes, acompanhamos sua evolução, desde o balbucio das primeiras palavras em Planeta dos Macacos – A Origem, as frases trôpegas, mas já carregadas de sentido em Planeta dos Macacos – O Confronto e a expressão equiparada a dos humanos nesta terceira parte. Aqui, ele está recluso na floresta junto com outros macacos e ganhou o respeito de seus pares e o temor dos humanos.

No entanto, seu principal objetivo desde o início é propor o fim dos conflitos entre humanos e macacos. O cenário muda quando sua mulher e filho são mortos em uma operação comandada pela figura conhecida como O Coronel, que tem como objetivo extinguir a raça inteligente de macacos. Dividido entre o espírito pacifista de sua índole e o rancor que lhe motiva a procurar vingança, ele sai em busca dos militares que promoveram o ataque. Cesar é interpretado por Andy Serkis, ator que se tornou o grande nome das interpretações via captura de movimento (foi o Gollum na série O Senhor dos Anéis e o King Kong de 2005).

Relacionadas