quarta, 18 de outubro de 2017
Cinema
Compartilhar:

Olhar feminino: mulheres conquistam espaço atrás das câmeras de cinema

Renata Escarião / 22 de março de 2016
Foto: Arquivo
O universo feminino ganhou destaque este mês no Tintin Cineclube, atualmente aconmtecendo no Cine Bangüê, no Espaço Cultural, toda quarta. Para a sessão de amanhã foi feita uma seleção de curtas-metragens com filmes de jovens realizadoras brasileiras que obtiveram destaque no panorama audiovisual. O motivo vai além da mera homenagem pelo 8 de março. A intenção é debater a inserção da mulher no mercado audiovisual, a importância do seu protagonismo e o equilíbrio de gênero na área.

Segundo Mariah Benaglia, que fez a curadoria da programação do Tintin deste mês, os principais pontos que nortearam a escolha dos filmes foram a trajetória das realizadoras no mercado audiovisual, a carreira dos filmes em festivais importantes, a idade, e a forma que elas decidiram trabalhar com o audiovisual.

“Não somente são mulheres trabalhando com cinema, mas elas imprimem cada uma em sua obra olhares muito particulares”, conta Mariah.

Os filmes selecionados foram produzidos nos últimos cinco anos e tiveram exibições em festivais de extrema importância, a exemplo do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, Mostra do Filme Livre, Festival de Rotterdam e na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes.

Para Liuba de Medeiros, também do Tintin, a presença da mulher no audiovisual tem crescido, mas ainda está concentrada em áreas muito específicas, como na produção executiva, especialmente. “Para a gente, que atua na área e ainda exibe, fica muito clara a falta de mulheres, mas também o aumento, a demanda, a busca. Nas áreas técnicas também cresce o número de mulheres, ainda que aos poucos, e com dificuldade de inserção. A aposta é que a partir dos cursos de cinema, agora bem mais numerosos nas universidades do país, essa busca se efetive e as meninas entrem com força. A diversidade é uma beleza, é o que a gente espera ver”.

Tintin cineclube

Amanhã, às 19h30

No Cine Bangüê (Espaço Cultural, R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa - https://www.facebook.com/funescgovpb).

Entrada franca.

 

Leia mais no Jornal Correio da Paraíba.

Relacionadas