domingo, 17 de janeiro de 2021

Cinema
Compartilhar:

Filmes de super-heróis dominam os lançamentos do começo ao fim do ano

Renato Félix / 09 de maio de 2017
Foto: Divulgação
Tradicionalmente a temporada de lançamento dos blockbusters se concentrava nas férias do verão americano: julho e agosto. Mas o principal produto de Hollywood na área, os filmes de super-heróis, são tantos atualmente que essa temporada foi esticada e atualmente cobre quase o ano todo. Logan abriu os trabalhos deste ano em março, Guardiões da Galáxia Vol. 2 está em cartaz e ainda teremos quatro outras estreias este ano.

Começando por Mulher-Maravilha, que estreia no próximo dia 1º para ser o primeiro grande filme do subgenero estrelado por uma heroína. A personagem antes só havia estrelado a icônica série de TV dos anos 1970, com Lynda Carter, e apareceu no malfadado Batman vs. Superman – A Origem da Justiça (2016), estreia de Gal Gadot no papel.

No mês seguinte, é a vez de uma nova versão do cabeça-de-teia. Homem-Aranha – De Volta ao Lar traz Tom Holland como o novo rosto encarnando Peter Parker. Holland estreou no papel roubando a cena em Capitão América – Guerra Civil (2016), marcando a esperada inclusão do personagem no universo conjunto da Marvel no cinema. Robert Downey Jr reaparece como Tony Stark/ Homem de Ferro nesse filme.

Vale lembrar que a Mulher-Maravilha é personagem que pertence à editora DC Comics (casa também do Batman e do Super-Homem, entre outros). A Marvel, além do Homem-Aranha, possui os direitos de personagens como o Capitão América, Homem de Ferro e Hulk.

Pois depois do novo filme do Aranha, é a Marvel quem dá as cartas de novo, com o terceiro solo do deus do trovão: Thor – Ragnarok, que estreia em novembro. O filme traz de volta também Loki (Tom Hiddleston), o irmão nêmesis, que, como vimos no final de Thor – O Mundo Sombrio, estava no trono de Asgard, disfarçado como o próprio pai. Quem também está no filme é Cate Blanchett e Benedict Cumberbatch reaparece como o Dr. Estranho.

A lista do ano termina novamente com a DC, com Liga da Justiça – incluindo aí a Mulher-Maravilha, que, assim, emplaca três filmes em dois anos. Será o primeiro filme do supergrupo da DC, que já assistiu a Marvel entregar dois Vingadores e mais Capitão América – Guerra Civil, que era quase outro Vingadores.

Desde O Homem de Aço, a DC tenta recuperar o terreno e fundar seu próprio universo conjunto de super-heróis no cinema. Mas, apressada, tem colecionado tanto dinheiro quanto críticas nos três filmes que lançou até agora (O Homem de Aço; Batman Vs. Superman; e Esquadrão Suicida).

Os trailers e fotos de divulgação de Liga da Justiça não mostram o Super-Homem – que, como se sabe, está oficialmente morto no final de Batman Vs. Superman. Mas não é preciso ser nenhum especialista para saber que é questão de adivinhar o minuto em que ele vai reaparecer no filme do supergrupo (que entrou para o imaginário de todo mundo na casa dos 30 e 40 por causa da animação Superamigos, dos anos 1970 e 1980).

Com dinheiro garantido, várias outras estreias já estão programadas tanto para os heróis da Marvel quanto para os da DC. Em 2018, serão mais sete filmes (!), incluindo o novo do Batman (na versão Ben Affleck) e a primeira parte de Vingadores – Guerra Infinita, que reúne os heróis da Marvel na Terra com a turma de Guardiões da Galáxia. O ano vai ficar cada vez mais curto.

Super-heróis no cinema: calendário de estreias

▶ “guardiões da galáxia vol. 2” (em cartaz)

▶ “mulher-maravilha” (1/6)

▶ “homem-aranha – de volta ao lar” (6/7)

▶ “thor – ragnarok” (2/11)

▶ “liga da justiça” (16/11)

▶ “pantera negra” (15/2/2018)

▶ “vingadores – guerra infinita: parte 1” (26/4/ 2018)

▶ “homem formiga e vespa” (5/7/ 2018)

▶ “aquaman” (4/10/2018)

▶ “deadpool 2” (2018, sem data)

▶ “novos mutantes” (2018, sem data)

▶ “the batman” (2018, sem data)

▶ “capitã marvel” (28/2/2019)

▶ “vingadores – guerra infinita: parte 2” (2/5/2019)

▶ “homem-aranha 2” (4/7/2019)

▶ “the flash” (2019, sem data)

▶ “liga da justiça 2” (2019, sem data)

Relacionadas