Gostando ou não, conhecer
Guerra nas Estrelas (ou
Star Wars - Uma Nova Esperança) é curriculo básico dos séculos XX e XXI. O primeiro filme da saga criada por George Lucas completa nesta quinta-feira (25) 40 anos de lançamento e mantendo a aura de quem ajudou a criar a expressão blockbuster (ou, abrasileirando, arrasa-quarteirão) para grandes sucessos do cinema pop. O episódio VIII estreia em dezembro, há uma série animada na TV, livros e séries em quadrinhos não param de sair.
É incrível pensar, em comparação, no início modesto da série. Lucas era um cineasta que havia dirigido dois filmes: a ficção científica cerebral
THX-1138 (1971), que passu longe de ser um sucesso, e o nostálgico
Loucuras de Verão (1973). Decidido a provar que poderia fazer um sucesso, encampou uma saga que misturava Flash Gordon com filmes de capa-e-espada, de samurai e faroestes.
Mas ninguém levava muita fé. Os atores achavam graça dos diálogos, sua esposa Marcia largou a montagem do filme no meio para trabalhar no filme de Martin Scorsese, o estúdio não achou nada demais em abrir mão da receita de merchandising.
No fim, Lucas também não tinha certeza. Começando a contar sua história pelo episódio IV, omitiu essa informação no filme (o subtítulo
Episódio IV - Uma Nova Esperança só entrou nas edições especiais, a partir de 1977) e deu um razoável fechamento na própria trama, para o caso de não haver nenhum outro filme. E viajou na época do lançamento. Ficou sabendo das filas da plateia pelo telefone. O resto é história.
Os filmes
Guerra nas Estrelas deu origem a uma trilogia (que são as partes IV, V, e VI). De 1999 a 2005, veio a trilogia-prelúdio (as partes I, II e III). Em 2015, ja sob o controle da Disney, a série recomeçou com
O Despertar da Força (foto). Fora dois derivados: a animação
Clone Wars, piloto sda série, e
Rogue One.
Na TV
O começo da TV foi com o infame especial de Natal de 1978. Nos anos 1980 vieram séries animadas como
Droids e
Ewoks, além dos telefilmes
Caravana da Coragem e
A Batalha de Endor. Mais séries animadas vieram nos anos 2000, com duas versões de
Clone Wars e
Star Wars - Rebels (foto), na 3ª temporada.
Os livros
Além de adaptações dos filmes, existe um grande número de livros que contam outras histórias do mundo criado por Lucas - dando origem ao que ficou conhecido como Universo Expandido.
Sombras do Império, por exemplo, se passa entre os filmes
O Império Contra-Ataca e
O Retorno de Jedi.
Os quadrinhos
Três meses depois da estreia do filme original, a Marvel lançou um gibi com os personagens. Vários títulos já foram publicados, reunidos atualmente em uma coleção da Planeta DeAgostini. A Marvel relançou HQs de
Star Wars com novas histórias em 2015.
Princesa Leia (foto), nas bancas, é dessa safra.