quarta, 24 de fevereiro de 2021

Cinema
Compartilhar:

Há 40 anos era lançado o primeiro filme da franquia ‘Star Wars’

Renato Félix / 25 de maio de 2017
Foto: Reprodução
Gostando ou não, conhecer Guerra nas Estrelas (ou Star Wars - Uma Nova Esperança) é curriculo básico dos séculos XX e XXI. O primeiro filme da saga criada por George Lucas completa nesta quinta-feira (25) 40 anos de lançamento e mantendo a aura de quem ajudou a criar a expressão blockbuster (ou, abrasileirando, arrasa-quarteirão) para grandes sucessos do cinema pop. O episódio VIII estreia em dezembro, há uma série animada na TV, livros e séries em quadrinhos não param de sair.

É incrível pensar, em comparação, no início modesto da série. Lucas era um cineasta que havia dirigido dois filmes: a ficção científica cerebral THX-1138 (1971), que passu longe de ser um sucesso, e o nostálgico Loucuras de Verão (1973). Decidido a provar que poderia fazer um sucesso, encampou uma saga que misturava Flash Gordon com filmes de capa-e-espada, de samurai e faroestes.

Mas ninguém levava muita fé. Os atores achavam graça dos diálogos, sua esposa Marcia largou a montagem do filme no meio para trabalhar no filme de Martin Scorsese, o estúdio não achou nada demais em abrir mão da receita de merchandising.

No fim, Lucas também não tinha certeza. Começando a contar sua história pelo episódio IV, omitiu essa informação no filme (o subtítulo Episódio IV - Uma Nova Esperança só entrou nas edições especiais, a partir de 1977) e deu um razoável fechamento na própria trama, para o caso de não haver nenhum outro filme. E viajou na época do lançamento. Ficou sabendo das filas da plateia pelo telefone. O resto é história.

Os filmes

Guerra nas Estrelas deu origem a uma trilogia (que são as partes IV, V, e VI). De 1999 a 2005, veio a trilogia-prelúdio (as partes I, II e III). Em 2015, ja sob o controle da Disney, a série recomeçou com O Despertar da Força (foto). Fora dois derivados: a animação Clone Wars, piloto sda série, e Rogue One.

Na TV

O começo da TV foi com o infame especial de Natal de 1978. Nos anos 1980 vieram séries animadas como Droids e Ewoks, além dos telefilmes Caravana da Coragem e A Batalha de Endor. Mais séries animadas vieram nos anos 2000, com duas versões de Clone Wars e Star Wars - Rebels (foto), na 3ª temporada.

Os livros

Além de adaptações dos filmes, existe um grande número de livros que contam outras histórias do mundo criado por Lucas - dando origem ao que ficou conhecido como Universo Expandido. Sombras do Império, por exemplo, se passa entre os filmes O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi.

Os quadrinhos

Três meses depois da estreia do filme original, a Marvel lançou um gibi com os personagens. Vários títulos já foram publicados, reunidos atualmente em uma coleção da Planeta DeAgostini. A Marvel relançou HQs de Star Wars com novas histórias em 2015. Princesa Leia (foto), nas bancas, é dessa safra.

Relacionadas