domingo, 19 de novembro de 2017
Cinema
Compartilhar:

Filme “O Dia que durou 21 anos” será exibido nesta terça na ACI

Francisco José / 28 de março de 2016
Foto: DIvulgação
Nesta terça-feira, 29, às 19h,  o Cine Debate da ACI - Associação Campinense de Imprensa, estará exibindo o filme "O Dia que Durou 21 Anos". O filme é um documentário brasileiro, dirigido por Camilo Galli Tavares, sobre a participação do governo dos Estados Unidos na preparação, desde 1962, do golpe de estado de 1964, no Brasil.

O filme tem como ponto de partida a crise provocada pela renúncia do presidente Jânio Quadros, em agosto de 1961, e prossegue até o ano de 1969, com o sequestro do então embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, por grupos armados. Em troca de sua libertação, 15 presos políticos são soltos e posteriormente banidos do país. Um deles, o jornalista Flávio Tavares, 27 meses depois de se radicar na Cidade do México, seria pai de Camilo, o cineasta cujo nome é uma homenagem ao padre católico e guerrilheiro colombiano Camilo Torres, morto em 1966.

O Cine Debate da ACI é coordenado pelo jornalista Romero Azevedo, com a participação de jornalistas especilmente convidados para, após a exibição, participarem de um debate sobre o tema apresentado, do ponto de vista do jornalista. A entrada é franca, mas a direção da entidade solicita que os interessados solicitem participação pelo e-mail imprensacampinense@gmail.com O ultimo filme apresentado no Cine Debate ACI foi Spotligth, um dos vencedores do Oscar deste ano.

Relacionadas