quarta, 03 de março de 2021

Cinema
Compartilhar:

Festival Varilux 2017 começa nesta quinta-feira em João Pessoa

André Luiz Maia / 08 de junho de 2017
Foto: Divulgação
O Festival Varilux de Cinema Francês inicia nesta quinta-feira (8) sua sétima edição em João Pessoa com uma novidade: pela primeira vez acontece em dois cinemas: no Cinespaço, no MAG Shopping, como das outras vezes, ocupando as quatro sessões da sala 4, e também no Cinépolis do Manaíra Shopping, com duas sessões à noite na sala 1. São ao todo 55 cidades exibindo 18 produções francesas inéditas do país, mais o tradicional filme clássico restaurado digitalmente (o musical Duas Garotas Românticas, que completa 50 anos em 2017).

O longa, com Catherine Deneuve e Françoise Dorléac (irmã de Deneuve que morreu pouco antes do lançamento do filme), foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora em 1969 e conta a história de Delphine e Solange, gêmeas de 25 anos, uma  professora de dança, outra de piano. Ambas sonham em encontrar um grande amor. Um grupo de artistas chega à cidade para a Festa do Mar e é nesse cenário que as irmãs começam a viver as emoções da juventude. O filme tem participações de Gene Kelly e George Chakiris (Oscar de coadjuvante por Amor, Sublime Amor, 1961).

Outro destaque da programação é Perdidos em Paris, um dos últimos filmes de Emmanuelle Riva. A comédia se centra em Fiona, bibliotecária de uma pequena cidade canadense que recebe uma aflita e angustiada carta de sua tia de Paris, Na cidade, Fiona descobre que a tia desapareceu.

Vários rostos conhecidos comparecem. Omar Sy, que já participou de três filmes que abriram a programação (Intocáveis, Samba e Chocolate) está em Um Perfil para Dois, como um pai que precisa criar sozinho a filha. Já Marion Cotillard aparece duas vezes: em Um Instante de Amor, dirigida por Nicole Garcia, e em Rock’n'Roll – Por Trás da Fama, comédia de Guillaume Canet, seu marido, interpretando a si mesma. Também há filmes com Gérard Depardieu (Tour de France), Cécile de France (A Viagem de Fanny) e, além do clássico, um recente com Catherine Deneuve (O Reencontro).

Além destes, visto por mais de 1 milhão de pessoas na frança e melhor documentário no César, Amanhã é um documentário que traz um apanhado de histórias positivas sobre a resolução de problemas socioambientais. Após a publicação de um estudo que anunciava o possível desaparecimento de parte da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent (atriz de Bastardos Inglórios e O Concerto) partiram com uma equipe de quatro pessoas por dez países para entender o que poderia provocar essa catástrofe e, sobretudo, como evitá-la.

Programação:

▶ QUINTA-FEIRA, DIA 8

Cinespaço MAG

14h30: Amanhã

16h50: Frantz

19h05: Na Cama com Victoria

21h05: Coração e Alma

CinÉPOLIS Manaíra

19h: A Vida de uma Mulher

21h30: Rodin

 

▶ SEXTA, DIA 9

Cinespaço MAG

14h30: Uma Agente Muito Louca

16h35: O Filho Uruguaio

18h35: Um Instante de Amor

20h55: Uma Família de Dois

CinÉPOLIS Manaíra

19h: Tour de France

21h30: Coração e Alma

 

SÁBADO, DIA 10

Cinespaço MAG

14h30: A Viagem de Fanny

16h25: Amanhã

18h45: Rodin

21h05: Rock’n Roll – Por Trás da Fama

CinÉPOLIS Manaíra

19h: Na Cama com Victoria

21h30: Uma Família de Dois

 

DOMINGO, DIA 11

Cinespaço MAG

14h30: Tour de France

16h25: Perdidos em Paris

18h10: Duas Garotas Românticas

20h35: Frantz

CinÉPOLIS Manaíra

19h: Um Instante de Amor

21h30: Tal Mãe, Tal Filha

Relacionadas