terça, 02 de março de 2021

Cinema
Compartilhar:

‘Elis’, ‘Aquarius’ e Boi Neon são os mais indicados ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Renato Félix / 15 de julho de 2017
Foto: Divulgação
A cinebiografia Elis, o sucesso internacional de crítica Aquarius e o também pernambucano Boi Neon são os filmes com mais indicações ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, premiação da Academia Brasileira de Cinema. Mãe Só Há Uma e Nise – O Coração da Loucura completam os cinco indicados na categoria de melhor filme de ficção.

Elis obteve 12 indicações, Aquarius, 11, e Boi Neon, 10. As protagonistas de Elis e Aquarius, Andréia Horta e Sônia Braga, são também os nomes mais fortes para a disputa de melhor atriz.

O paraibano Vladimir Carvalho tem seu filme mais recente indicado na categoria de melhor documentário. Cícero Dias, o Compadre de Picasso concorre com outros sete longas.

Entre as curiosidades das indicações estão as duplas indicações de Sophie Charlotte (atriz por Reza a Lenda; coadjuvante por BR 716) e Maeve Jinkings (as duas como coadjuvante, por Boi Neon e Aquarius). Já Elis concorre ao maior número de prêmios, mas seu diretor, Hugo Prata, não foi indicado.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro chega à sua 16ª edição e a cerimônia de premiação será realizada no dia 5 de setembro, às 20h, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro. No dia 1º será aberto o processo de voto popular, no site da academia. Mais uma vez a transmissão será do Canal Brasil.

João Pessoa e Sousa entram no circuito que terá sessões de alguns dos filmes indicados. Em JP, a mostra acontece no Cine Aruanda, na UFPB, de 21 de agosto a 1º de setembro. Em Sousa, o local é o Centro Cultural Banco do Nordeste, de 22 de agosto a 2 de setembro. As sessões serão gratuitas, numa parceria da Academia com o Fest Aruanda.

Relacionadas