segunda, 18 de janeiro de 2021

Cinema
Compartilhar:

CORREIO selecionou os principais filmes que contam a história de Jesus

Renato Félix / 14 de abril de 2017
Segundo o Internet Movie Database, Jesus Cristo apareceu como personagem mais de 600 vezes, em filmes e propduções para a TV. Em muitos filmes, como coadjuvante (por exemplo, nas três versões de Ben-Hur, sendo a mais recente com Rogrigo Santoro no papel). Em outros, sua história é o elemento principal.

Desde os primórdios, o cinema recontou a vida de Cristo (cenas do curta francês La Vie et la Passion de Jésus Christ, de 1903, aparece sendo projetado no começo da minissérie/ filme O Auto ca Compadecida (1999/ 2000). A exibição de filmes como este em praças públicas de cidades pequenas era tradição.

Como também é tradição assistir a alguma adaptação bíblica com a vida de Jesus na Semana Santa. O CORREIO selecionou nove destes filmes, os mais memoráveis, cobrindo do cobrindo do cinema mudo ao século XXI. E passando por vários estilos, dos filmes mais reverentes, às superproduções é´picas e até filmes que que contam a história de maneira um pouco iconoclasta, como as versões de Pasolini e Scorsese.

Entre as versões em que Cristo é coadjuvante, nenhum é mais iconoclasta do que A Vida de Brian (1979). A comédia do grupo inglês Monty Python fala sobre um hebreu que nasceu numa manjedoura vizinha à de Jesus e, ao 33 anos, é confundido com um messias, ganhando seguidores contra sua vontade, se engajando em um grupo terrorista e arrumando problemas com o centuriões romanos.

Mas para quem quer adaptações mais fiéis, é só conferir nossas sugestões.

Relacionadas