domingo, 09 de maio de 2021

Cinema
Compartilhar:

Coleção de dvds reúne quatro filmes fundamentais de Marlene Dietrich

Renato Félix / 19 de dezembro de 2018
Foto: Reprodução
A atriz Marlene Dietrich e o diretor Josef von Sternberg formaram uma das maiores parcerias do cinema: fizeram sete filmes juntos. O primeiro, O Anjo Azul (1930) marcou o encontro profissional e amoroso dos dois e levou ao fim o casamento de Sternberg. É a marcante fase inicial da dupla em Hollywood, que veio logo em seguida, que está no digipack Marlene Dietrich, que reúne quatro filmes em dois DVDs.

São exatamente os quatro primeiros: Marrocos (1930), Desonrada (1931), O Expresso de Shanghai (1932) e A Vênus Loura (1932). Ficaram de fora A Imperatriz Vermelha (1934) e Mulher Satânica (1935). Sternberg, apesar de austríaco de nascimento, já começou sua carreira cinematográfica nos Estados Unidos. Para O Anjo Azul foi contratado para dirigir o primeiro grande filme falado alemão. Assim, tratou de trazer Marlene consigo, enfileirando estes filmes.

Nestas produções, Sternberg e Marlene construíram o mito da atriz, de voz sensual, pernas intermináveis, ar andrógino e desinteressado do mundo. O diretor já captou isso no teste que a então cantora de cabaré fez para O Anjo Azul. e capitalizou nos filmes seguintes, feitos antes do endurecimento da autocensura do cinema a mericano, em 1934.

Em Marrocos, por exemplo, ela aparece de smoking e cartola e beija outra mulher — cena adicionada ao roteiro por sugestão da própria Marlene. Foi, aliás, a única indicação de Dietrich ao Oscar.

Em Desonrada, ela vira uma sedutora agente secreta austríaca enviada para espionar os russos. É bom lembrar que ainda era 1931 e os nazistas aindam não haviam chegado ao poder na Alemanha, e nem anexado a Áustria, Tanto Dietrich quanto Sternberg repudiaram o nazismo.

Em O Expresso de Shanghai, ela é Shanghai Lily, a bordo em uma viagem perigosa de trem que envolve revolucionários chineses.

E em A Vênus Loura, Marlene contracena com Cary Grant. É uma mulher que vive em dificuldades financeiras, enquanto trabalha como cantora de cabaré. Aqui, outra cena famosa: a primeira aparição da personagem de Marlene no filme é um striptease em que ela se despe de uma fantasia de gorila.

Marlene Dietrich é um ícone hollywoodiano por excelência e estes são os filmes que consolidaram sua imagem dali para a frente.

Relacionadas