terça, 26 de janeiro de 2021

Cinema
Compartilhar:

‘Batman-Arquivo Histórico’ é abrangente passeio pela trajetória do herói

Renato Félix / 02 de junho de 2016
Foto: Divulgação
Já são mais de 75 anos de história, em uma trajetória que, por si só, é tão interessante quanto suas maiores aventuras. E Batman ganhou um livro que conta essa trajetória de maneira para fã nenhum botar defeito: Batman – Arquivo Histórico, um luxuoso volume lançado no Brasil pela Panini Books.

A versão original foi lançada nos Estados Unidos como Batman – A Visual History, que dá uma ideia melhor do que o leitor encontrará pela frente. A trajetória editorial do Homem-Morcego é contrada em detalhes, ano a ano, e com farto material de ilustração – a maior parte, capas americanas das revistas com o personagem criado em 1939 por Bob Kane e Bill Finger. O livro saiu lá em 2014 exatamente na esteira das comemorações dos 75 anos.

A edição também é em capa dura, com luva também resistente. Todas as ilustrações vêm com textos explicativos mostrando o surgimento e evolução dos aliados e vilões do Batman, com atenção aos principais ilustradores e roteiristas das histórias.

O livro é disposto em ordem cronológica e se concentra mesmo nas histórias em quadrinhos. Parte da fase inicial do Batman, co m sua primeira aparição em Detective Comics 27 (maio de 1939) e a revelação de sua origem, presenciando, quando criança, o assassinato dos pais por um bandido de rua, em Detective Comics 33 (novembro de 1939).

Robin aparece já em abril de 1940 (Detective Comics 38), o Coringa e a Mulher-Gato no mesmo mês (mas em Batman 1). A Batcaverna é de janeiro de 1944 (Detective Comics 83). Em Superman 76 (maio/ junho de 1952), ele contracena pela primeira vez com o Homem de Aço. Em janeiro de 1967 viria a Batgirl (Detective Comics 359). O livro avança pelas décadas, passando por marcos como O Cavaleiro das Trevas (1986) e Asilo Arkham (1989), e chegando até os primeiros meses de 2014.

Os voos do Morcego por outras áreas é relatado timidamente. Filmes, seriados, desenhos animados ganham apenas algumas notas sem ilustração. Mas a abordagem abrangente e detalhada dos caminhos percorridos pelo herói nas páginas do gibi fazem do livro um objeto de coleção inestimável. Só lembrando: os 80 anos do Super-Homem vêm aí...

Batman-Arquivo-Histórico

“batman – arquivo histórico”

De Matthew K. Manning

Tradução: não creditada

Editora: Panini Books

Páginas: 352

Formato: 25 x 30 cm

Preço: R$ 180

Leia Mais

Relacionadas