sábado, 08 de maio de 2021

Cinema
Compartilhar:

Após cinco meses parado, Cine Bangüe ainda não tem data para retorno

André Luiz Maia / 28 de novembro de 2018
Foto: Rafael Passos
Após cinco meses, o Cine Bangüê, do Espaço Cultural, permanece parado. A programação começou a se tornar intermitente ainda em junho, para então ser completamente suspensa, por tempo indeterminado.

Na época, a Fundação Espaço Cultural (Funesc) informou através de seu endereço eletrônico (funesc.pb.gov.br) os motivos dessa suspensão, através de uma nota. “No último mês nossa exibição começou a apresentar uma desconfiguração na colorimetria que é perceptível na tela através de uma cor rosa que se sobrepõe sobre as cores naturais do filme em exibição, efeito este que torna inviável a exibição para o público pois compromete a qualidade da imagem”.

Como a informação não havia sido amplamente divulgada, boatos e especulações acabaram surgindo, alguns deles apontando problemas na construção do espaço, fechando suas portas para uma reforma emergencial.

Uma das gestoras do espaço, Virgínia Duan, enfatiza que isso não procede. “O Cine Banguê, desde a sua reinauguração em 2016, nunca entrou em reforma. O que ocorreu foi um defeito em uma peça do projetor, o que tornou inviável a continuação de exibições de filmes para o público”, esclarece.

O Cine Bangüê tem como principal característica a programação diferenciada em relação aos outros espaços de exibição da cidade, contemplando filmes que ficam de fora do circuito comercial regular. Portanto, sua ausência é sentida por cinéfilos de João Pessoa.

Infelizmente, não há previsão do retorno. “Não podemos precisar uma data. O processo encontra-se na Secretaria de Administração do Estado para realização de pregão. Após a contratação da empresa e instalação da peça, nós retornaremos com nossas atividades de exibição. Estamos otimistas que muito em breve o cinema retorne com suas atividades de exibição”, completa Virgínia Duan.

Relacionadas