quarta, 19 de dezembro de 2018
Cultura
Compartilhar:

Atores da PB contam que papel escrito por Shakespeare eles gostariam de interpretar

André Luiz Maia / 01 de outubro de 2016
Foto: Ilustração
Em 2016, completaram-se quatro séculos da morte do dramaturgo inglês William Shakespeare. Mesmo depois de tanto tempo, suas criações permanecem vivas no imaginário popular, seja pelas infindáveis montagens de suas peças, seja por roteiros de filmes, seriados, quadrinhos e novelas que se apropriam das narrativas shakesperianas.

Vinganças, assassinatos, amores impossíveis que terminam em tragédia, tramas maquiavélicas, anti-heróis, figuras de difícil classificação. Tudo isso continua influenciando e provocando atores, atrizes, diretores, roteiristas e artistas do mundo todo com seus enredos, personagens complexos e, sobretudo, humanos.

É com essa perspectiva que o CORREIO decidiu procurar alguns atores e atrizes paraibanos que pudessem nos confessar: que personagem de Shakespeare eles ainda não tiveram a oportunidade de encarnar e gostariam de interpretar?

W.J. SOLHA

como REI LEAR, de 'Rei Lear'

"O velho Bill é cheio de personagens maravilhosos. O sexo e a idade me eliminariam de uma grande quantidade deles, mas acho que meu physique du rôle (físico para o papel) seria bastante apropriado unicamente para o Rei Lear. Seria curioso convencer o público de que tem a ver (em vista da senilidade) a atitude do monarca, de dividir o reino proporcionalmente ao amor que as filhas lhe declarassem. Mas a peça tem trechos que qualquer velho ator daria tudo para interpretar".

Suzy Lopes

como Catarina, de 'A Megera Domada'.

"Eu acho curioso como, quando perguntam às mulheres sobre quais personagens de Shakespeare elas gostariam de interpretar, a maioria responde Ofélia, de Hamlet. Mas eu acho a Catarina muito interessante. Há uma implicância com o título, mas acho que ela não é exatamente 'domada', no sentido da mulher que se submete ao homem de maneira passiva. Ela apenas não quer dar o braço a torcer para o amor. Acho que Catarina tem a minha cara (risos)".

Leia Mais

Relacionadas