quinta, 25 de fevereiro de 2021

Artes
Compartilhar:

Maria dos Mares reúne trabalhos em obra que inaugura novo espaço

André Luiz Maia / 13 de junho de 2017
Foto: Divulgação
A arte que ocupa espaços, que demarca tempo e evoca memórias. A proposta da Imagine Arte & Cultura, localizada no Bessa, em João Pessoa, é abraçar obras que dialoguem com esses temas. Durante este mês e o próximo, a paraibana Maria dos Mares faz uma espécie de ocupação no espaço, através da instalação Desconstrução, que é inaugurada hoje à noite.

A instalação reúne fragmentos de diversos trabalhos prévios de Maria dos Mares, que se centra na ideia de retratar o tempo. “Mas não é o tempo/movimento, esse tempo do relógio, é um tempo mais puro. Uma relação entre tempo, memória e história”, conta. Pelas paredes e janelas do espaço, ela espalha bilros, espécie de renda típica do artesanato, e fragmentos de cerâmicas de painéis desmanchados pendurados por carretéis. “A ideia é emular os rastros de cupins, algo que demarca tempo em uma casa”, completa Maria dos Mares.

Inicialmente, a ideia da Imagine é abrigar os ateliês de cerâmica de Dos Mares e do artista Ricardo Macedo, além de uma pequena biblioteca. “Na verdade, é um espaço aberto para a comunidade que queira fazer apresentações artísticas, pequenos shows musicais ou ler um dos livros disponíveis em nossa biblioteca”, explica a artista.

O ambiente também está pronto para receber propostas de oficinas e atividades voltadas a questões ecológicas. Os interessados podem procurar o espaço e apresentar propostas (confira os contatos no serviço ao lado).

Relacionadas