quinta, 26 de novembro de 2020

Artes
Compartilhar:

Arquiteta Sandra Moura homenageia José Rufino na CASA COR São Paulo

André Luiz Maia / 05 de junho de 2017
Foto: Divulgação
Em celebração aos seus 30 anos de carreira, a arquiteta Sandra Moura assina pela primeira vez um espaço na CASA COR São Paulo, que acontece entre os dias 23 de maio e 23 de julho. O Estúdio do Artista foi criado em homenagem ao artista plástico paraibano José Rufino, conhecido por suas obras com temas memorialísticos, sociais e políticos e une o regionalismo com contemporaneidade, num espaço atemporal. Para criar uma atmosfera que envolve arquitetura, design e botânica, a profissional desenvolveu um espaço de 100m² de atravessamentos conceituais, onde os três elementos se unem para criar um lugar de habitação com arte. Comente no fim da matéria.

O elemento de design mais simbólico no estúdio é a grande estrutura metálica e vazada que a arquiteta desenhou para percorrer todo o espaço. Híbrido de esqueleto de coluna e viga, o elemento se transforma em estante, vitrine ou cabide, passando pelo hall, copa, quarto e reaparecendo no terraço. Essa peça acomoda parte das coleções de estranhezas de Rufino, vindas do ateliê do artista, livros, obras de arte de sua autoria e plantas raras, em vasos ou em terrários.

As plantas, uma das maiores paixões de Rufino, foram cuidadosamente pesquisadas pela arquiteta, com o suporte do homenageado e da equipe da Acta Botânica, responsável pelas buscas e trato de cada espécie rara. Na área externa, destaque para o sofá que se compõe de várias formas, design de Alain Blatché para Saccaro. Mais informações em www.casacor.com.

Relacionadas