sexta, 18 de setembro de 2020

Cultura
Compartilhar:

Academia Brasileira de Cinema entrega hoje à noite o Troféu Grande Otelo

Renato Félix / 01 de setembro de 2015
Muita água já rolou em 2015 no cinema nacional, mas só agora, em setembro, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro entrega o Troféu Grande Otelo aos melhores de 2014. Ainda sem conseguir trazer a premiação mais para o começo do ano, a Academia Brasileira de Cinema divulga hoje os  vencedores em uma cerimônia no histórico Cine Odeon, no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo Canal Brasil, às 21h. Veja aqui e na página C3 a lista completa dos indicados.

A maior novidade este ano está justamente no Troféu Grande Otelo. Antes uma obra  abstrata sem graça (uma bola preta sobre um suporte entreaberto), agora ele finalmente assume as feições do seu homenageado. A Academia convidou Ziraldo para redesenhar o troféu e ele fez um desenho inspirado no ator em Macunaíma (1969). A partir daí, o artesão Altair Souza confeccionou as estatuetas.

O resultado é simpático, descontraído, com um jeitão de não se levar muito a sério. E, por tabela, satiriza de leve seu modelo americano, o Oscar. Mais do que isso, só se Grande Otelo se chamasse Oscarito.

Leia mais na edição desta terça-feira (01) do Jornal Correio da Paraíba. 

Relacionadas