sábado, 05 de dezembro de 2020

Correio da Paraíba
Compartilhar:

Assembleia Legislativa homenageia Afonso Pereira, um dos fundadores do Correio

André Gomes / 31 de outubro de 2017
Foto: Rafael Passos
“A Educação é essencial para crescer e se libertar”. A frase muito atual foi defendida pelo professor Afonso Pereira da Silva durante toda a sua vida. A sua luta pela Educação, a Cultura e a Comunicação foi lembrada, nessa segunda-feira (30), durante sessão especial - cheia de emoção - realizada na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). Um dos fundadores do Sistema Correio de Comunicação e do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), se vivo, estaria completando 100 anos.

A história desse paraibano de Bonito de Santa Fé foi lembrada por amigos e familiares que reafirmaram o amor de Afonso Pereira pela Educação. A reitora do Unipê, Ana Flávia da Fonseca, filha do homenageado, destacou a luta do pai pela Educação como forma de conquistar a liberdade. Ela agradeceu a homenagem e disse que a história do seu pai mostra que uma única pessoa, se quiser, pode fazer a diferença no país.

“É só acreditar no que é importante e que o país pode ser ajudado, apesar de que o preço é um pouco alto em termos pessoais. E papai foi uma dessas pessoas que acreditou no Brasil e fez o pouco que pode, sem apoio de políticos ou de governos, mas ele achava que tinha que fazer. Isso é importante: as pessoas acreditarem que é possível. Por isso, fico feliz com essa homenagem”, destacou a reitora.

O empresário Roberto Cavalcanti disse que para os fazem o Sistema Correio de Comunicação foi um privilégio receber uma empresa com a qualidade e o DNA de Afonso Pereira. “Nós herdamos DNA de pessoas fantásticas que se juntaram numa ideia de fazer um Sistema de Comunicação há 65 anos. E todos sabem que Afonso Pereira era um visionário além da linha do horizonte”, disse.

Cavalcanti também destacou a visão de Afonso Pereira na utilização da comunicação para o fortalecimento da Educação. “Ele conseguia enxergar a importância de um Sistema de Comunicação para formação da educação. Como visionário da educação e empreendedor, ele conseguiu materializar grandes obras na Paraíba. Hoje nós damos continuidade ao trabalho de Afonso no Correio da Paraíba”, afirmou.

"A ousadia que o Sistema Correio mantém ao longo de sua história, nada mais é que o resgate desse DNA de Afonso; de Ascendino Leite; e de Teotônio Neto", Roberto Cavalcanti, empresário e diretor da CNI.

Foi disseminador do saber

A deputada Camila Toscano (PSDB), autora da sessão especial, destacou qualidades do professor Afonso Pereira, principalmente na área da Educação. “Essa é uma história que deve permanecer viva entre os paraibanos e os brasileiros. Afonso Pereira foi um grande homem que disseminou a educação por todo o Estado, com a criação de diversas escolas e até de uma universidade”, disse, lembrando que o prefeito de Guarabira, Zenóbio Toscano, quando deputado estadual lhe prestou homenagem em vida com a medalha Antônio Mariz.

Zenóbio lembrou que estudou em uma das escolas fundadas por Afonso Pereira. “Ele marcou a sua passagem entre nós pela dedicação a educação em todos os seguimentos, desde o primário até o nível superior. Camila teve a felicidade de prestar essa homenagem a esse homem de grande importância para no nosso Estado”, afirmou.

 

Relacionadas