sábado, 16 de fevereiro de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

Ruth Avelino na PBTur 

29 de dezembro de 2018
O governador eleito da Paraíba, João Azevêdo (PSB), anunciou ontem os nomes que completaram a lista de auxiliares de seu Governo a partir do dia 1º de janeiro de 2019. Entre os nomes foi confirmada a presença da jornalista Ruth Avelino na presidência da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo). Ruth, se permanecer mais quatro anos, será a executiva que ficará mais tempo à frente do órgão de promoção do Destino Paraíba. Ao todo serão 12 anos comandando a estatal do Turismo.

Saindo do papel

João Azevêdo destacou a atuação de Ruth Avelino à frente da estatal como um “trabalho excelente” e que ampliou ainda mais o número de turistas na Paraíba. Na oportunidade, o governador eleito reafirmou o compromisso de concluir definitivamente o projeto da Costa do Sol, que foi transformado por Lei Estadual no Distrito Turístico de João Pessoa. O projeto, segundo ele, sairá do papel e o trabalho será iniciado já nos primeiros meses de seu governo. “Precisamos concluir esse projeto, que irá complementar a infraestrutura do Centro de Convenções. Iremos buscar, por meio da Cinep (Companhia das Indústrias da Paraíba), que ficará responsável, ao lado da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo, de captar empresários para a construção de resorts e hotéis naquela área”. Para o governador eleito, a Paraíba precisa se desenvolver com hotéis para apoio aos eventos, complementando a oferta de hotéis de lazer na orla marítima.

Público final

Ruth Avelino agradeceu a confiança de João Azevêdo e, sem meias palavras, afirmou que o trabalho será ainda mais intensificado, agora, voltado diretamente para os consumidores finais. “Iremos buscar parcerias, cursos, convênios com instituições estaduais e federais que possam repassar um pouco mais de recursos para a PBTur”, apontou a executiva. Na opinião de Ruth Avelino, nos últimos oito anos – durante o mandato do governador Ricardo Coutinho (PSB) -, com a capacitação profissional, foram mais de quatro mil agentes de viagens e operadores de turismo trenados por ano - mais de 32 mil profissionais. “Fizemos investimento pesado na capacitação desses profissionais. Agora, nesses próximos quatro anos, a gente vai investir no consumidor final. Já em fevereiro, estaremos trazendo para a Paraíba grandes veículos de comunicação como o Uol e Jornal O Globo para já produzir reportagens de fôlego sobre o nosso destino”.

Gilmara fica na Docas

O governador eleito da Paraíba também confirmou ontem a permanência da executiva Gilmara Temóteo, na presidência da Companhia Docas da Paraíba. No anúncio, Azevêdo afirmou que o Porto de Cabedelo vive uma outra etapa, em especial, com a chegada dos navios de cruzeiros programados já a partir do começo do próximo ano, com a ocorrência de 36 atracamentos. O governador destacou que o Porto de Cabedelo será o único no mundo onde os turistas, ao desembarcarem do navio, pisarão na cidade, dentro da Fortaleza de Santa Catarina, um dos monumentos históricos da Paraíba. “Esse projeto (do terminal de passageiros) será mais um marco de nosso Governo”, apontou Azevêdo.

E repercutiu ontem o anúncio do futuro secretário de Estado de Cultura. O acadêmico, Damião Ramos Cavalcanti a, atual Presidente da APL, foi indicado para o cargo. Damião, que é colunista do Jornal CORREIO, demonstrou capacidade de gestor e preparo intelectual na UFPB , na Funesc, no Iphaep, e ultimamente na Fundação Casa de José Américo, órgãos vinculados à secretaria , da qual passa a ser titular.

Primeiros atos

Cronista desde 2005 do CORREIO, Damião sintetizou as suas primeiras ações à frente da secretaria, como intensificar os estudos “para sempre compreender melhor o que seja Cultura ; planejar, com esmero , como cumprir , com eficiência , as metas para a Cultura do Governo João Azevedo ; e finalmente não parar de ouvir e colher, junto à comunidade cultural paraibana, suas ansiedades e necessidades às atividades culturais”.

Artes pela cidade

Reconhecido nacionalmente por suas artes em quadrinhos e suas obras em empresas e espaços públicos, o paraibano Shiko, natural de Patos, é o responsável pelas artes espalhadas pelo Hub 360, centro de inovação, educação e tecnologia, recém criado em João Pessoa. O HUB 360 tem como proposta ser um local interativo e multifuncional, com coworking, salas de aula, além de espaços exclusivos de convivência. As artes do local são uma atração à parte. Desenhos de pássaros tecnológicos imprimem a conexão entre homem e máquina, bem como pessoas-robôs dão o tom das obras criadas por ele, especialmente para o HUB 360.

ISO colégio e Yázigi fecham parceria

O ISO Colégio, referência em educação no estado com uma das maiores taxas de aprovação no Enem, passa a oferecer o Fundamental II, em 2019. E para fortalecer ainda mais a qualidade do ensino, o ISO fechou parceria com o Yázigi Ruy Carneiro, uma das principais escolas de idiomas da cidade, para oferecer aulas de inglês para os alunos do ensino integral, no próprio ISO.

Relacionadas