segunda, 14 de outubro de 2019

Edinho Magalhães
Compartilhar:

Reunião e União da Bancada

04 de outubro de 2019
A reunião da bancada federal paraibana, realizada esta semana aqui em Brasília, teve um sentido emblemático. Nem tanto pelo seu resultado prático, por ter sido um encontro “ainda preliminar” nas palavras do coordenador Efraim Filho, mas, sobretudo, pelo significado de unidade da bancada, de entendimento em torno de decisões coletivas que vão beneficiar a Paraíba e os paraibanos. “A reunião serviu para traçar um cronograma sobre as emendas de bancada que precisam ser apresentadas até o próximo dia 24. São emendas de caráter coletivo e estruturantes que envolvem entidades sociais e prefeituras, além do Governo do Estado, e é preciso definir as prioridades de investimentos”, declarou Efraim Filho.

Um detalhe da reunião foi o clima de entrosamento e harmonia entre os deputados e os três senadores da Paraíba que estiveram presentes. A consciência de se fazer uma política moderna em prol daqueles que os elegeram. Sem ‘rusgas eleitorais’ e com foco no Estado.

A bancada da Paraíba poderá indicar investimentos na ordem de até R$ 247 milhões dentro do Orçamento Geral da União, que, via de regra, são divididos entre duas ou três obras de maior prioridade. Além disso, cada parlamentar poderá indicar até R$ 15 milhões para que o Governo invista em obras e serviços no Estado, nas chamadas ‘emendas individuais’.

A próxima reunião da bancada está marcada para terça-feira, 8, onde serão definidos valores e as prioridades de investimentos. O Governador João Azevedo é aguardado nesse encontro.

E que o clima de entendimento para atendimento aos paraibanos continue.

Entusiasmo de Ruy &...

Na opinião do deputado Ruy Carneiro, “a Paraíba merece esta união de forças em favor de obras estruturantes que levem desenvolvimento, emprego e renda ao nosso Estado”.

...Experiência de Maranhão

Na mesma linha, o senador José Maranhão comentou sobre a importância de se ter entendimento nessa hora de “projetos prioritários e escassos recursos”: “Mantenho a defesa da melhoria da infra-estrutura para garantir segurança hídrica aos paraibanos”.

Em Brasília

Quem esteve em Brasília visitando os membros da bancada federal paraibana foi o desembargador Wolney Cordeiro, presidente do TRT. A visita institucional se refere justamente às necessidades de estruturação da Justiça do Trabalho no interior do Estado.

Agro-Nordeste

O ex senador Efraim Moraes esteve presente ao lançamento do Programa Agro Nordeste em Brasília esta semana. O programa deverá estimular a caprinocultura no interior da Paraíba, beneficiando agricultores, produtores e cooperativas no interior do Estado.

Eitel Volta à Brasília

Pelas redes sociais o Sub Procurador da República aposentado, paraibano Eitel Santiago postou foto sobre a posse do novo PGR, Augusto Aras, esta semana em Brasília, e comentou sobre a nova missão como Secretário Geral do MPU: “Aceitei o desafio de continuar servindo ao meu país e à Instituição a que me dedico há mais de 30 anos”.

Em tempo: na foto Eitel aparece ladeado pelo novo PGR e pelo presidente Bolsonaro.

Reforma da Previdência

Após aprovação em primeiro turno da PEC da Previdência no plenário do Senado esta semana, o presidente da Casa Davi Alcolumbre calcula que o segundo turno ocorra em no máximo 15 dias, sacramentando o assunto na agenda nacional.

PEC Paralela

Agora as atenções dos Estados e Municípios se voltam para a PEC 113, a Paralela, onde envidarão esforços para também serem atendidos e beneficiados pela Reforma. Os Governadores do Nordeste já tem reunião agendada para a próxima semana em Brasília.

PEC Paralela 2

Os servidores públicos também estão de olho na ‘Paralela’ onde, por sua vez, irão tentar junto aos parlamentares, melhorar as regras de transição tidas como ‘injustas e ilegais’.

 

Relacionadas