sábado, 21 de setembro de 2019

Edinho Magalhães
Compartilhar:

Reformas Avançam

09 de agosto de 2019
E as Reformas continuam avançando em Brasília. O deputado Rodrigo Maia acertou em sua previsão de que já no início do segundo semestre a PEC da Previdência estaria no Senado. Ainda ontem o senador Davi Alcolumbre, presidente da Casa, anunciava que iria “recepcionar o texto imediatamente”. Maia se equivocou apenas no ‘sentimento’ que teria recebido dos parlamentares na volta do recesso: de que “não teriam encontrado reclamações ou resistências à Reforma em suas bases”. Quando na verdade, grande parte dos deputados aproveitou o recesso para viajar de férias e não foram às suas bases. Talvez por isso a sensação de tranquilidade...

Mas novamente o placar foi expressivo: 370 deputados votaram a favor da Reforma, bem acima dos 308 mínimos necessários. Dos 12 membros da bancada federal paraibana, apenas 4 deles votaram contra a Reforma, os mesmos do 1° turno: Damião, Frei Anastácio, Gervásio e Hugo.

Paralelamente às discussões no Senado sobre a Previdência, os trabalhos da Reforma Tributária tiveram início esta semana na Câmara Federal. O deputado Aguinaldo Ribeiro, relator da PEC 45/19, esteve reunido na ultima quarta, com o economista Bernardo Appy, mentor do “Imposto Único” no Brasil. E a comissão especial que irá tratar da Tributária, já tem agenda marcada para a próxima semana. É isso aí, não pode parar, Avança Brasil!

A Reforma e os Vices

Brasília sediou esta semana mais uma reunião do Fórum dos Governadores, com os representantes dos Estados recepcionados pelo Governador de Brasília, Ibaneis Rocha. Desta vez, a maioria dos presentes eram os vice Governadores, como Lígia Feliciano pela Paraíba. Na pauta, os termos da reinclusão dos Estados e Municípios na Reforma da Previdência.

A Voz de Gervásio

O deputado Gervásio Maia entrou pra história do plenário da Câmara dos Deputados. Em emocionado discurso na noite de terça-feira, conseguiu o que poucos oradores haviam feito na Tribuna: silenciar a platéia. Com 495 parlamentares nas cadeiras, mais pessoal de assessoria, técnicos legislativos, jornalistas e apoio, dificilmente eles se calam para ouvir o que falam.

O Silêncio do Plenário

Gervásio fez duras críticas ao modelo da Reforma da Previdência que terminou sendo aprovada na Câmara Federal. E desafiou a platéia: “eu duvido que vossas Excelências estariam aprovando essa Reforma se estivéssemos em ano eleitoral”. Silêncio total.

Cartilha de Ruy

O deputado Ruy Carneiro começou a distribuir a cartilha “Em Defesa da Assistência Social no Brasil” elaborado pelo seu gabinete parlamentar em Brasília. Trata-se de um passo a passo de como entidades podem se credenciar para obter recursos públicos, assim como certidões e certificados. A cartilha traz ainda o resumo da legislação existente sobre o assunto.

Cartilha de Ruy 2

Em entrevista à TV Correio no plenário da Câmara, Ruy comentou que “a cartilha é voltada para entidades sérias com orientações para se credenciar a receber recursos públicos e também privados, como empresas multinacionais que financiam ações sociais no Brasil”

A Coerência de Hugo

O deputado Hugo Motta está sendo elogiado por entidades de representantes de servidores públicos federais. Tudo porque ele foi um dos poucos parlamentares que votou contrariando a orientação de sua bancada, o PRB, na Reforma da Previdência. “Votei com coerência”.

No TCU

Em visita ao Tribunal de Contas da União em Brasília, última terça, encontramos o ex-Governador Ricardo Coutinho de saída com o ministro Vital do Rêgo. Estavam bem humorados. Sinal de que o resultado da visita foi boa.

‘Jaleco de Vené’

Por sua vez o senador Veneziano Vital fez sucesso na saída do plenário do Senado na quarta-feira à tarde. Ao invés do tradicional paletó e gravata que se usa no salão azul, o parlamentar paraibano trajava um elegante jaleco de zíper com gravata. Fez sucesso.

 

Relacionadas