sexta, 20 de setembro de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Quem está com quem

29 de agosto de 2019
O ato organizado pelo ex-governador Ricardo Coutinho, previsto para o próximo domingo em Monteiro, será o divisor de águas ruptura anunciada e ainda não concretizada que ronda o PSB paraibano. A expectativa é para quem vai atender ao chamamento de Ricardo. O protesto é contra a paralisação do bombeamento das águas do rio São Francisco, nas obras da transposição no Eixo Leste. No domingo, saberemos quem está com quem nessa relação conturbada entre o governador João Azevêdo e o seu antecessor no Executivo estadual.

Sobre a ida ao ato, Azevêdo foi bem claro quando disse que o movimento é político, e que já havia recebido informações do Ministério do Desenvolvimento Regional sobre os reais motivos da não chegada da água à Paraíba.

É verdade que ele não chegoudisse com todas as letras que não irá a Monteiro, mas nem precisa. Para um bom entendedor, meia palavra basta.

Aliados de primeira hora já confirmaram a ausência de João no evento. Pelos corredores da Assembleia, deputados que antes integravam a base de sustentação de Ricardo Coutinho, também já declararam abertamente que não pretendem participar. O presidente Adriano Galdino se utilizou do mesmo discurso do governador para justificar a ausência: movimento é político. Ontem, o deputado Júnior Araújo, líder do G11 na Casa, disse que tinha uma agenda programada em Cajazeiras. Já o deputado Tião Gomes foi mais direto: “Se João não vai, eu também não vou”.

Mesmo não sendo do partido do ex-governador, os parlamentares começam a dar sinais de que lado ficarão se realmente acontecer um racha no jardim girassol. O poder da caneta nesse momento é mais forte do que apenas uma perspectiva de poder em uma eleição que acontece apenas no próximo ano. Agora, é esperar domingo chegar e ver quem fica com quem.

Convocação

“Mas será possível, rapaz”. O deputado Adriano Galdino teve que apelar para que os parlamentares comparecessem ao plenário para iniciar a votação dos projetos em pauta. “É preciso que os senhores deputados estejam aqui”. E ele tem razão. A Assembleia Legislativa parece mais uma escola, cuja professora tem que ‘catar’ os alunos pós-intervalo. Não, a Assembleia não é uma escola, é um Poder constituído e os deputados há muito deixaram de ser estudantes. Que coisa!!!

Paraibano

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, será agraciado com o título de cidadão paraibano proposto pelo deputado Wilson Filho. O projeto foi aprovado pela maioria dos deputados. A única a votar contra foi a deputada Estela Bezerra. Já os deputados Jeová Campos, Cida Ramos e Anísio Maia se abstiveram de votar em favor do ministro.

Homenagem

A deputada estadual Doutora Paula parabenizou o empresário, escritor e cronista, Roberto Cavalcanti, que se tonou ‘imortal’ ao tomar posse na Academia Paraíba de Letras (APL), na última sexta-feira. O registro foi feito ontem, na Assembleia Legislativa da Paraíba, ocasião em que a deputada agradeceu ao convite para participar do ato de posse.

Pela Paraíba

Uma foto que circulou ontem nas redes sociais mostrou que a Paraíba começa a avançar em alguns pontos na área política, principalmente quando o assunto é o crescimento e desenvolvimento do Estado. Estavam presentes, em Brasília, na audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, o governador João Azevêdo e também o deputado Tovar Correia Lima, que é da bancada de oposição. Ambos lutam pela instalação do Estaleiro em Lucena.

Experiências

A deputada estadual e presidente da Comissão dos Direitos da Mulher, Camila Toscano, está em Santa Catarina, representando a Assembleia Legislativa, no Seminário ‘Promoção e Defesa da Cidadania’ promovido pela Unale e o Governo Federal. A parlamentar foi conhecer experiências de sucesso no combate a violência contra a mulher, suicídio, automutilação e sobre o sistema único de segurança pública.

Destaque

Para celebrar o dia Nacional do Turismo, a Assembleia Legislativa realizará sessão especial, dia 26 de setembro. Na ocasião, a Casa entregará a Medalha do Mérito Turístico da Paraíba a Ferdinando Lucena, atual gestor do Centro de Convenções e um dos mais atuantes na prospecção e divulgação do destino Paraíba. A proposta da honraria é de iniciativa do deputado estadual Nabor Wanderley. Merece destaque.

Relacionadas