terça, 18 de junho de 2019

Lena Guimarães
Compartilhar:

Primeiro recomeço

08 de dezembro de 2018
O primeiro anúncio de auxiliares do novo governo da Paraíba só teve uma surpresa: não ter surpresas. Da lista divulgada ontem, o governador eleito João Azevêdo fez a opção por manter 27 auxiliares do atual governo, incluindo nomes que acompanham o governador Ricardo Coutinho desde a sua passagem exitosa pela Prefeitura da Capital, como Livânia Farias (Administração), Gilberto Carneiro (Procuradoria-geral) e Deusdete Queiroga (Infraestrutura).

Utilizando as redes sociais para fazer o anúncio dos auxiliares, João deixou claro que as mudanças iniciais serão mínimas, tendo em vista que se trata de um governo de continuidade de um projeto vitorioso na Paraíba. Ao fazer um pararelo com a prática esportiva, o eleito afirmou que o “trabalho que vem sendo feito tem o objetivo de buscar manter a unidade de um time que jogou muito bem e, sob o comando do governador Ricardo Coutinho, deu os resultados que a Paraíba esperava e reconheceu nas eleições a força do trabalho. Dar continuidade a esse trabalho é uma missão de um conjunto de pessoas que se envolveu nesse projeto”.

A indicação do deputado federal e 3º colocado na disputa pelo Senado, Luiz Couto, já era tida como certa. A pasta, no entanto, só foi conhecida ontem: Secretaria da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido. Cargo que só deve assumir em fevereiro.

Novidade mesmo ficou com a modificação na estrutura das Pastas existentes, apesar da reforma administrativa e reformulações já serem esperadas. Na Saúde, foi criada a Secretaria Executiva de Gestão Hospitalar, que será comandada pelo atual diretor do Hospital de Trauma de Campina Grande, Geraldo Medeiros. A nomeação indica ainda que, após forte resistência na atual gestão, a administração da unidade deve ser repassada a uma organização social, como já ocorre com o Trauma da Capital.

A supersecretaria comandada pelo governador eleito até abril entrou em desmonte. A executiva de Ciência e Tecnologia será agregada à Educação, que passa a ter papel prioritário na gestão de João. Ponto para Aléssio Trindade, técnico elogiado até mesmo pelo ex-ministro e candidato derrotado à Presidência, Fernando Haddad.

O professor terá como vitrine uma rede de escolas técnicas estaduais para desenvolver ensino e pesquisa nos próximos quatro anos.

(Damásio Dias)

TORPEDO

"Eu fico honrada com esse momento, com o reconhecimento e reafirmo o meu compromisso com a Paraíba. Estou na política por vocação, para trabalhar, para lutar pelo bem comum. Esse momento não existiria sem a confiança de vocês."

De Daniella Ribeiro, deputada estadual e senadora eleita progressista, após receber o título de amiga das doenças raras e madrinha da AME (Associação de Atrofia Muscular Espinhal da Paraíba)

Planejamento

O prefeito Luciano Cartaxo, em entrevista a Hermes de Luna, na TV Correio, destacou o investimento que será feito em João Pessoa em 2019 na requalificação de moradias em 8 comunidades, ao longo da avenida Beira Rio. Além da revitalização da área do antigo lixão do Roger.

Qualidade

A Capital também receber 30 praças novas ou reformadas em 2019, sendo 12 delas inauguradas no primeiro semestre. Para janeiro, Cartaxo também promete o início da implantação de iluminação 100% led nos bairros, começando pelo Alto do Mateus.

Tudo certo

Sobre a relação com o vice-prefeito Manoel Junior, que está indo para o Solidariedade para disputar a Prefeitura, Cartaxo disse que a relação institucional com ele está preservada, mesmo com ele votando no senador José Maranhão este ano. Disputa em 2020 é outra conversa.

Apelo

O senador eleito Veneziano Vital recebeu uma pauta de reivindicações dos prefeitos do Cariri e Agreste, ontem na sede do Sebrae, em Campina Grande. A reabertura de agências do Banco do Brasil; alternativas para coleta dos resíduos; e a reforma do Pacto Federativo são algumas delas.

Na pista

Com a oferta de profissionais qualificados em baixa, alguns parlamentares com mandato garantido em 2019 já recrutam das equipes daqueles que não obtiveram êxito em outubro. Competência vale muito nessa hora.

Em fevereiro

O juiz Eslu Eloy Filho foi designado por merecimento para atuar na Vara Militar da Capital. O termo de posse foi assinado ontem no Fórum Criminal Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, no gabinete do diretor da Unidade, juiz Adilson Fabricio Gomes Filho.

ZIGUE-ZAGUE

< A Confederação Nacional do Transporte divulgou nota ontem para informar que é contra greve de caminhoneiros e reafirmar seu posicionamento a favor do livre mercado.

> A migração dos processos físicos para o Processo Judicial eletrônico (PJe) alcançou a marca de 30 mil, no ano. Desse total, 23 mil são do Fórum Cível da Comarca de João Pessoa.

Damásio Dias e Equipe CORREIO

Relacionadas