domingo, 19 de maio de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Preocupação no Vale do Piancó

02 de março de 2019
As chuvas que estão caindo no interior da Paraíba proporcionam alegria para muitos habitantes e um misto da alegria e preocupação para o deputado estadual Branco Mendes (Podemos), que atua politicamente em vários municípios da região do Vale do Piancó. A preocupação do parlamentar diz respeito à barragem Queimadas, localizada no município de Santana dos Garrotes, que apresenta rachaduras nas paredes.

Segundo Branco Mendes, as últimas chuvas que caíram na região causaram danos preocupantes na barragem e espalharam medo na população. O medo surgiu diante dos boatos de que o reservatório (que tem recebido bastante água) poderá romper (se continuar chovendo), como aconteceu com a barragem de Camará (em Alagoa Grande), no passado, provocando mortes e destruição. Os danos, segundo ele, precisam ser consertados preventivamente, com a máxima urgência, uma vez que as chuvas tendem a continuar, nos meses de março e abril, e podem aumentar, ainda mais, a extensão do problema.

Diante do fato denunciado pela própria população, por meio das redes sociais, Branco apresentou requerimento ao Governo do Estado solicitando a recuperação das paredes da barragem com certa urgência. “Graças a Deus, já entramos em contato com o presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), que nos garantiu a recuperação das áreas que apresentam rachaduras”, disse Branco Mendes.

Além de ter apresentado um requerimento pedindo providências ao Governo, Branco levou o caso para o plenário da Assembleia e fez um discurso na tribuna, reforçando a justificativa. De igual modo, ele quis tranquilizar os habitantes em relação às providências que o Governo prometeu tomar o mais rápido possível. Aliás, o Governo deveria fazer uma espécie de check-up em todas as barragens do Estado. Com certeza, muitas delas estão com o mesmo problema.

Cotado para relator

O deputado estadual Tião Gomes (Avante) deve ser confirmado como relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) referente ao exercício financeiro de 2020. A demora é o governador João Azevedo encaminhar o projeto da LOA à Assembleia Legislativa. O presidente da Comissão de Orçamento, Wilson Filho (PTB), disse que Tião, realmente, está cotado para a relatoria. Tião é um dos deputados mais experientes da Casa.

Viaduto Damásio F.

A Câmara de João Pessoa aprovou requerimento que pede à Secretaria de Infraestrutura a revitalização no Viaduto Damásio Franca, no Centro. O vereador Damásio (PP), neto do ex-prefeito que lhe dá nome, explicou que o equipamento possui 50 anos e precisa ser recuperado. “Essa revitalização é necessária para evitar problemas futuros”, justificou o parlamentar.

Secitec e Betel

Durante jantar com a nova diretoria nacional do Betel Brasileiro, o secretário de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, Durval Ferreira, apresentou os projetos da pasta para massificar as ações da gestão. Para ele, os projetos da Secitec precisam atingir toda a população. A nova presidente do Betel, Eva Nóbrega, e o ex-presidente, pastor Edmundo Jordão, estiveram no jantar de boas-vindas.

Prêmio Transportar

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (Fetronor) vai realizar, no próximo dia 13, a sexta edição do “Prêmio Transportar de Responsabilidade Ambiental”. A premiação será destinada às empresas que participaram do “Programa Ambiental do Transporte-Despoluir”, no ano de 2018. O evento está marcado para começar às 11h30, na churrascaria Sal e Brasa, no bairro Imbiribeira, em Recife.

Sementes

A deputada Dra. Paula Francinete (PP) apresentou requerimento na Assembleia solicitando ao Governo a distribuição de sementes de milho e feijão para pequenos agricultores dos municípios de Cajazeiras, Bom Jesus, Cachoeira dos Índios, Bonito de Santa Fé, Monte Horebe, São José de Piranhas, Carrapateira, São João do Rio do Peixe, Santa Helena, Poço José de Moura, Poço Dantas, Triunfo, Uiraúna, Bernardino Batista, Joca Claudino, Santarém e Nazarezinho.

Motoristas

O deputado Wilson Filho (PTB) protocolou na Assembleia projetos que visa aprimorar o funcionamento do transporte público na Paraíba. O projeto proíbe a dupla função de motoristas nas empresas de ônibus. “Não pode um motorista cumprir a sua missão sendo responsável pela cobrança, por realizar o embarque de cadeirantes e deficientes físicos e, além disso, ser responsável por várias outras funções. Algo vai dar errado”, justificou o deputado.

Relacionadas