sábado, 16 de fevereiro de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Oito mandatos e um sonho

21 de dezembro de 2018
O deputado estadual Tião Gomes inicia, na próxima legislatura, seu oitavo mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. O feito não é para qualquer um. Na Casa, Tião já viveu momentos de alegria e também de tensões. Quem não lembra do episódio dos computadores arrancados da energia durante processo de eleição para a Mesa Diretora da Casa em 2015? Durante todo esse tempo, Tião já foi oposição e foi governo, e conhece como poucos o funcionamento do Poder Legislativo e também do Executivo. Apesar disso, falta ao deputado a realização de um sonho, o de ser presidente da Casa do Povo.

Tião não esconde o desejo de presidir o Parlamento ainda nessa próxima legislatura e, para isso, já começou a receber apoios de amigos que estarão de volta à Casa a partir de fevereiro do próximo ano. Ontem, o deputado de Areia garantiu o apoio do seu partido, Avante, com quatro representantes.

Para o presidente estadual do Avante, deputado Genival Matias, Tião reúne todas as condições de disputar o cargo, destacando que a legenda possui a segunda maior bancada na Casa. Genival garante que a intenção é unificar a base aliada do governador diplomado João Azevêdo em torno dessa candidatura. Com 28 anos de atuação parlamentar, ele acredita que chegou a hora de Tião realizar o sonho de ser presidente, encerrando a carreira política presidindo a Casa de Epitácio Pessoa.

Se Genival estiver certo, o nome de Tião pode vingar para ser o candidato governista do segundo biênio. Segundo ele, Tião nutre todos os requisitos colocados pelo governador Ricardo Coutinho e João Azevêdo no sentido de garantir governabilidade. Pelo discurso, Tião estaria esperando uma retribuição do Governo à fidelidade. Será que vinga?

Trabalho e despedida

O senador Cássio Cunha Lima anunciou ontem a liberação do pagamento de R$ 10,2 milhões para o atendimento das unidades básicas de saúde, em 62 municípios paraibanos. A área da Saúde tem sido priorizada pelo tucano na distribuição das emendas ao longo dos anos como senador. Ontem, ao se despedir do Senado, Cássio exaltou a bondade divina e a confiança dos paraibanos. “Deus é bom o tempo todo. E é com esta fé que agradeço pelos 32 anos de vida pública”.

Lágrimas

O deputado Bruno Cunha Lima emocionou colegas, sevidores da Assembleia Legislativa e jornalistas durante o discurso de despedida da Casa. Bruno disputou uma vaga na Câmara dos Deputados, ficando na segunda suplência. A ausência na próxima legislatura será sentida no Parlamento, não só pela sua educação, mas pela discurso conciso e claro.

Inesperado

O deputado Tovar Correia Lima pegou todo mundo de surpresa quando pediu vista do Projeto de Lei do Governo do Estado que aumenta em 2% o ICMS de mais 18 produtos. O pedido retirou de pauta a matéria dentro da Comissão de Orçamento, o que garantiu o adiamento da votação em plenário para a próxima quinta-feira. Um fôlego a mais para o debate.

Custo zero

Convênio firmado entre a Associação dos Notários e Registradores da Paraíba, a Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Tribunal de Justiça já possibilitou a regularização fundiária de 4.100 imóveis na Capital. Agora, as famílias detentoras dos imóveis estão com os títulos de posse em definitivo, conforme assegurou o presidente da Anoreg-PB, tabelião Germano Toscano de Brito, que destacou o empenho do prefeito Luciano Cartaxo para que houvesse a regularização.

Google Drive

A Diretoria de Tecnologia da Informação do TJPB, buscando melhorar a produtividade de seus servidores e magistrados implantou um serviço oficial de armazenamento e compartilhamento de arquivos na “nuvem”, similar ao Dropbox e Google Drive. Esse novo sistema judicial e administrativo vai auxiliar na prestação jurisdicional diária. Basta acessar a intranet e logar no link “Armazenamento de Arquivo”.

Metas

Os gabinetes dos desembargadores Maria das Graças Morais Guedes e Márcio Murilo da Cunha Ramos, do TJPB, foram parabenizados pelo gestor das Metas do Conselho Nacional de Justiça no âmbito do Judiciário estadual paraibano, desembargador João Benedito da Silva, pelo alcance de 100% do julgamento dos processos inseridos nas Metas estabelecidas para o ano de 2018. Ambos alcançaram os resultados.

 

Relacionadas