domingo, 17 de fevereiro de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

Movimento do aeroporto de Campina Grande

17 de janeiro de 2019
O movimento de passageiros (embarque e desembarque) no Aeroporto de Campina Grande/João Suassuna apresentou um crescimento de 44,18% nos últimos quatro anos - de 2015 a 2018. Os dados são da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). No ano passado, cruzaram os portões do Aeroporto campinense 169.040 passageiros, um aumento de 12,59% em relação a 2017. Os números foram comemorados pelo trade turístico, mas poderiam ser ainda melhores não fossem os inúmeros cancelamentos de voos por uma série de imprevistos. O aeroporto recebe operações de duas companhias aéreas, Gol Linhas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas Brasileiras.

Leilão dos aeroportos

No dia 15 de março deste ano, o Governo Federal irá promover o leilão de 12 aeroportos durante a 5ª Rodada de licitação. Os 12 aeroportos foram divididos em três blocos: Nordeste, Sudeste e Centro Oeste. A arrecadação mínima com o leilão dos 12 terminais será de R$ 219 milhões. Esse valor deve ser pago à vista. Ao longo da concessão ainda devem ser pagos R$ 2,1 bilhões em outorga. Os seis aeroportos do Nordeste são os de Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Campina Grande e Juazeiro do Norte.

Dados para programar ações

A diretoria da Associação Brasileira Indústria Hoteleira, seccional Paraíba, dará início a um processo de elaboração de levantamentos de dados por meio de consultas a empresas especializadas para definir ações de capacitação e marketing ao longo deste ano. A proposta da ABIH-PB é conhecer mais profundamente o comportamento do mercado e saber quantitativo de pessoas que circulam pelo destino Paraíba nos diferentes períodos do ano, a importância econômica do setor - a indústria do Turismo - no que se refere à contribuição para Estado e municípios.

Orientar investimentos

Segundo Manuelina Hardman, presidente da ABIH-PB, esse planejamento tem por objetivo levantar dados, propor ações e orientar os investimentos de forma eficaz. “A partir dele decidiremos as ações com base em dados reais”, apontou a executiva. Gustavo Paulo Neto, diretor de Marketing da ABIH-PB, afirmou que esse trabalho terá importância vital no momento em que a associação for discutir novas ações tenha um documento com dados que permitam a melhor estratégia, consequentemente, melhores resultados. Participaram da assembleia geral da ABIH-PB, realizada nesta terça-feira (15), os diretores Eduardo Pereira, Jovani Paulo Neto, Júlio Pinho, Rodrigo Pinto, Gustavo Paulo Neto, Manuelina Hardman,

99 mais em conta

A 99 - empresa de mobilidade urbana que integra a gigante chinesa DiDi Chuxing - apresentou um crescimento de cerca de 65% no número de corridas em João Pessoa e região entre os meses de setembro e dezembro de 2018. O aumento foi resultado de uma estratégia de preços definida para tornar as corridas mais competitivas em mais de 180 cidades no Brasil. A empresa, que reduziu a taxa cobrada dos motoristas parceiros ainda oferece aos usuários o preço mais baixo da categoria. A mudança resultou no aumento de receita para os condutores, enquanto os passageiros viram diminuir o valor final das corridas e o tempo médio de espera por um veículo - uma economia média de 15% frente à concorrência em alguns trajetos na modalidade 99Pop (carros particulares). Há trechos em que a economia pode ultrapassar 20%.

Anuidade no Creci-PB

O juiz federal Emiliano Zapata julgou improcedente a Ação Revisional com pedido de liminar ajuizada pelo corretor de imóveis Flávio Rogério Firmino contra o Creci-PB, onde - apesar de reconhecer a anuidade cobrada como devida - questiona a forma de reajuste através de Resolução do Sistema Cofeci-Creci, a seu ver uma “norma de força secundária”. Em sua decisão, o magistrado esclareceu que ao contrário do alegado pelo corretor, a anuidade não tem natureza tributária e, portanto, dispensa a necessidade de uma lei complementar para sua criação,

Vestibular da Pitágoras

A Faculdade Pitágoras realiza neste sábado o vestibular para 16 cursos de graduação presencial e EAD em João Pessoa, na unidade Ruy Carneiro. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente na própria unidade (Rua Orlando Soares de Oliveira, s/n, Miramar), pelos telefones (83) 3021-9999/3021-9963 ou por meio do site www.vestibularja.com.br/pitagoras. Os candidatos concorrerão a bolsas de estudos de até 100%. Para este processo seletivo, a faculdade oferece vagas para os cursos presenciais de Direito, Administração, Ciências Contábeis, Logística, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Arquitetura, Ciência da Computação, CST em Gestão de Tecnologia da Informação, CST em Redes e Computadores.

Vagas no Pronatec

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, por meio da Gerência Executiva de Educação Profissional, divulgou no Diário Oficial o edital de seleção para Profissionais Técnicos Bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições são grátis e podem ser feitas on-line pelo link: bit.ly/pbtec, até sábado. As vagas serão destinadas para o cargo de Orientador, Supervisor e Apoio da Unidade de Ensino ou Unidade de Ensino Remoto (UER), para os cursos técnicos do Mediotec. Os interessados irão atuar na Escola Cidadã Integral Técnica Padre Jerônimo Lawen, em Santa Luzia, e Escola Cidadã Integral Henriques Fernandes, em Curral de Cima.

Relacionadas