sábado, 20 de abril de 2019

Edinho Magalhães
Compartilhar:

Mais um Dia de Brasília

08 de fevereiro de 2019

Com a expectativa criada sobre as mudanças e reformas que deverão ser discutidas e votadas ao longo deste ano no Congresso Nacional, em Brasília, a editoria política do Sistema CORREIO vislumbrou a necessidade de se intensificar a cobertura dos trabalhos na Capital Federal.



A coluna “Direto de Brasília” passará, então, a ser publicada também nas sextas-feiras, ganhando mais um dia nessa cobertura da atuação da bancada federal paraibana, em torno da semana de trabalho. Com isso, passaremos a ter três dias de notícias (domingo, terça e sexta) sobre nossos deputados federais e senadores – além de outras autoridades do Estado que frequentam Brasília - nesse momento tão importante da República que deverá trazer significativas mudanças a todos os paraibanos e brasileiros.



Estaremos atentos e vigilantes para mostrar todos os detalhes dessa atuação. Boa leitura!



Discurso de Ruy



Em seu primeiro discurso proferido da tribuna da Câmara, neste início de Legislatura, o deputado Ruy Carneiro agradeceu os votos e apontou o dedo para o “maior escândalo do país após a Lava Jato”. Referiu-se às investigações do MP sobre as ações da Cruz Vermelha na Paraíba durante a gestão do ex-Governador Ricardo Coutinho.



Discurso de Ruy 2



As cenas fortes de corrupção com dinheiro público atribuídas à assessores de secretários estaduais, divulgadas pela TV, no caso Cruz Vermelha - PB, repercutiu como uma bomba em Brasília. E pelo tom do discurso de Ruy Carneiro, vai demorar pra ‘baixar a poeira’...



Daniela ‘Underwood’



De acordo com a tese de Frank Underwood, personagem da série de TV ‘House Of Cards’, “no jogo político é necessário ter sua imagem sempre próxima do poder”. Não por acaso, na 1ª. reunião do Colégio de Líderes do Senado, numa mesa de 15 pessoas, Daniela Ribeiro, líder do PP, estava sentada ao lado do novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Começou bem.



Líderes de Campina



Até a última terça, Daniela era a única representante da bancada federal paraibana a ocupar, neste início de Legislatura, um cargo de liderança no Congresso Nacional. Eis que surge Veneziano Vital emplacando uma liderança supra-partidária, formada por 4 legendas: PSB, PDT, PPS e Rede, para atuar de forma independente ao Governo no Senado.



Fora da Mesa



Apesar das lideranças de Daniela e Veneziano no Senado, a Paraíba ficou sem representante nas duas Mesas Diretoras. Até o ano passado, tinha Rômulo Gouveia na 4° Secretaria da Câmara e Cássio Cunha Lima, na 1° Vice Presidência do Senado.



Comissões



As eleições para as presidências das comissões temáticas do Senado e da Câmara serão definidas na semana que vem. No senado são 13 comissões para 16 partidos.



Na Câmara



Pedro Cunha Lima continua como favorito a presidir a Comissão de Educação da Câmara. Como a indicação é do líder do partido (PSDB), resta ver se não haverá nenhuma surpresa...



De Improviso



Quem tinha alguma dúvida sobre a capacidade de argumentação do deputado Julian Lemos pode ter se convencido na última quarta. Ao chegar ao plenário da Câmara foi surpreendido pelo aviso de que, por sorteio, seria o próximo orador da tribuna. De improviso discursou por mais de dez minutos em defesa do povo e da luta do nordestino.



Fábio Nogueira



O presidente da Atricon – Associação dos Tribunais de Contas dos Estados, paraibano Fábio Nogueira, liderou visita de representantes das Cortes de Contas brasileiras ao ministro Chefe da Casa Civil Ônix Lorenzoni, em Brasília, na quarta, 6. Foi levar a mensagem da Atricon pelo alinhamento ao ajuste fiscal, ao combate à corrupção e à efetividade do gasto público.



Frase



O desenvolvimento do país passa, necessariamente, pelo desenvolvimento do Nordeste e a melhoria de vida do brasileiro passa, primeiramente, pela melhoria do Nordestino”, do deputado Julian Lemos em discurso na Tribuna da Câmara.

Relacionadas