sábado, 20 de abril de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

João Pessoa em alta

31 de janeiro de 2019
A cidade de João Pessoa tem sido um dos destinos mais frequentes nas listas dos principais sites buscadores de voos do Brasil. A pesquisa mais recente, divulgada ontem pelo buscador Viajala.com.br, apontou que a capital paraibana foi o destino mais procurado pelos cariocas no ano passado. O estudo levou em consideração uma amostragem de 150 mil buscas de voos realizadas em 2018 com destino a João Pessoa e origem nos aeroportos de todo o Brasil. De acordo com a pesquisa do Viajala, a capital paraibana foi a segunda cidade brasileira que mais apresentou incremento de interesse dos viajantes, atrás somente da também nordestina São Luís. João Pessoa registrou um aumento de 78% na procura dos brasileiros no ano passado, em comparação com 2017.

‘Caribe brasileiro’

A plataforma registrou ainda, que 45% das buscas por João Pessoa no ano passado tiveram como origem pessoas residentes no Rio de Janeiro, enquanto cerca de 31% foram de São Paulo. Brasília fecha o ‘top 3’ com 10,2% das buscas pela capital paraibana. Para o diretor nacional do Viajala, Eduardo Martins, esse boom no interesse se deve, entre outros fatores, ao fato de que a Paraíba virou uma espécie de “caribe brasileiro” recentemente. “Até pouco tempo atrás, o Estado não era tão concorrido no turismo, se compararmos com vizinhos como Ceará e Pernambuco”, aponta. “Isso deixou as praias mais intocadas, isoladas, o que agrada o viajante. Sem contar que é um estado pequeno, fácil de percorrer, e com um bom custo-benefício”, explica Martins.

Força dos voos regionais

A força da aviação regional está ainda mais explicita com os resultados da MAP Linhas Aéreas, empresa de Manaus (AM). No ano, a MAP foi a empresa que apresentou maior crescimento no número de passageiros embarcados em 2018, ultrapassando as maiores companhias que operam no Brasil como Latam Brasil, Gol e Azul. O crescimento chegou a 20% nas vendas de bilhetes, com 150 mil passageiros transportados para um dos seus 14 destinos entre as cidades do Pará e Amazonas. A direção da MAP quer mais e pretende ampliar esse número para mais 50 mil passageiros em 2019, e ainda buscando fechar codeshare (voos compartilhados) com uma das gigantes do país. O mercado aposta que esse processo esteja sendo negociado com a Gol. As duas companhias aéreas ainda negam nas negociações.

Capacitar jovens do Bolsa Família

O Sebrae e o Ministério da Cidadania estão estudando a formação de uma parceria para mapear os Arranjos Positivos Locais (APLs) com atividades empreendedoras, para capacitar jovens do Programa Bolsa Família. A decisão foi tomada ontem, durante uma reunião entre o presidente do Sebrae, João Henrique Sousa; o diretor técnico da instituição, Vinicius Lages; e o ministro Osmar Terra. Além disso, o Sebrae e a Cidadania também poderão formalizar outras parcerias em outras áreas, como no esporte e economia criativa.

Armas no campo

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) protocolou ontem, no Supremo Tribunal Federal (STF), um pedido para fazer parte do julgamento da ação que questiona o decreto presidencial que regulamenta a posse e o registro de armas de fogo no país. Ao se posicionar favoravelmente ao decreto presidencial publicado em janeiro, a CNA alega que a criminalidade no campo ameaça o produtor, seus familiares e funcionários e que “são cada vez mais frequentes os furtos e roubos nas propriedades rurais de insumos agropecuários, tais como fertilizantes, máquinas agrícolas e pesticidas, em função de seu alto valor, bem como a ocorrência do crime de abigeato”.

Raparigas de Chico

O Bloco As Raparigas de Chico Buarque marcou para o dia 16 de fevereiro a primeira prévia de 2019, oportunidade em que será lançada a camisa oficial da agremiação. O evento será realizado no Bar do Baiano, no Bairro dos Bancários, a partir das 18h. O bar é um reduto dos foliões e berço de criação do bloco, que chega ao seu oitavo ano de participação no carnaval de João Pessoa. Apesar do lançamento acontecer no dia 15, já a partir de amanhã as camisas começam a ser vendidas a preço de R$ 30 no Sebo Cultural, no Centro da cidade. A programação cultural da festa de lançamento ainda está em fase de acertos com os artistas e será divulgada em breve.

Sábado de Zé Pereira

As Raparigas de Chico se reúne no sábado de Zé Pereira na avenida dos Tabajaras, no centro da capital. A concentração começa às 16h e a festa, que conta com diversas atrações, não tem hora para terminar. Todos os grupos musicais convidados para se apresentar têm como repertório prioritário músicas compostas ou interpretadas por Chico Buarque.

Ovos de galinhas livres

A marca Qualitá acaba de lançar no Nordeste sua linha de ovos de galinhas criadas livres de gaiola. Este formato de produção atende as condições internacionais recomendadas pela OIE - Organização Mundial de Saúde Animal. O grupo GPA, controlador das redes Extra e Pão de Açúcar, quer comercializar exclusivamente ovos de galinhas criadas livres de gaiola em suas marcas exclusivas até 2025. As opções já estão disponíveis nos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Sergipe. O produto já está disponível nas lojas de João Pessoa e Campina Grande.

Relacionadas