segunda, 14 de outubro de 2019

Edinho Magalhães
Compartilhar:

João em Brasília: Água na PB

20 de setembro de 2019
Em mais uma visita do governador João Azevedo em Brasília ele esteve em audiências com parte da bancada federal paraibana, pela Esplanada dos Ministérios, com foco em soluções para a crise hídrica no Estado e na continuidade das obras de transposição do rio S Francisco.

Em reunião no Ministério do Desenvolvimento Regional, ele esteve ao lado dos deputados Wilson Santiago, Damião Feliciano e Efraim Filho, além do senador Veneziano Vital, com o ministro Gustavo Canuto cobrando providências e liberação de recursos. A comitiva saiu de lá com esperanças nas soluções. Segundo o deputado Efraim Filho, coordenador da bancada, “a reunião foi positiva com o ministro Canuto tendo informado que não há nenhuma descontinuidade de obras, nem no Eixo Leste, nem no Eixo Norte, com a reativação do bombeamento das águas. Ele desmentiu que as obras estejam paralisadas!”.

Por fim, o ministro teria deixado o grupo paraibano mais tranquilo: “se a intervenção levar muito tempo buscaremos alternativas para garantir que a água chegue o mais rápido possível à Paraíba e que não haja racionamento”.

Efraim na Caixa

Após participar da reunião com parte da bancada e o Governador, no Ministério do Desenvolvimento, o deputado Efraim Filho se dirigiu para audiência na caixa Econômica. Em vídeo ao lado do presidente Pedro Guimarães, ele arrancou a promessa de continuidade na liberação de recursos para o programa Minha casa Minha Vida na Paraíba.

Damião ‘High Tech’

E pelas redes sociais o deputado Damião Feliciano vez uso de ‘lives’ e vídeos durante a audiência do governador com o Ministro Gustavo Canuto. Como ‘repórter’ noticiou, em primeira mão, de dentro da sala de audiência, que “Campina Grande não terá racionamento”.

Wilson & Novas regras Eleitorais

Em entrevista à TV CORREIO o deputado Wilson Santiago fez esclarecimentos sobre o relatório de sua autoria sobre as novas regras eleitorais, aprovadas pela segunda vez, na Câmara Federal, na noite da quarta-feira. Alvo de muitas críticas pela imprensa, após ter sido praticamente vedado pelo Senado, ele disse “que há muita desinformação sobre o Projeto”.

Wilson & Novas Regras Eleitorais 2

De acordo com Santiago, “não há nada de tão novo que já não existisse. O que o texto prevê sobre uso do Fundo Partidário para pagamento de advogados e multas, por exemplo, já existia em Resoluções recentes do TSE e em casos julgados que criaram jurisprudência na Corte Eleitoral autorizando o seu uso para este fim. Agora inserimos essa autorização na Legislação.”

Ampla Costura

Santiago comentou ainda que o seu novo relatório acatou 4 emendas feitas pelo Senado na semana passada e mais um dos 7 destaques apresentados pelos partidos em plenário na noite de quarta: “ouvimos todos e nos debruçamos sobre tudo, inclusive especialistas eleitorais e membros do TSE. Não estamos criando a roda, apenas regulamentando o que já existia”.

Validade e Sanção

Sobre a possibilidade do presidente Bolsonaro ‘segurar a sanção’ ou vetar parte do texto aprovado na Câmara, Santiago disse que “pelo placar amplamente favorável que se viu no plenário, inclusive com votos de aliados do presidente, será difícil para ele agir assim”. Para ter validade para as eleições do ano que vem, o texto tem que ser sancionado até o dia 4 de outubro.

Edna Destina Emendas

A deputada Edna Henrique recebeu esta semana em Brasília o presidente da FAP (Fundação Assistencial da Paraíba) de Campina Grande, Derlópidas Neves. Ela se comprometeu em ajudar a instituição destinando emendas para rede de Hospitais como a FAP, Napoleão Laureano e o São Vicente de Paula. “Precisamos ajudar a quem ajuda os que mais precisam!”

Manoel Junior em Brasília

O vice-prefeito de João Pessoa Manoel Júnior também esteve em Brasília esta semana. Em visita ao Congresso Nacional, articulou encontro entre entidades municipalistas com foco na Reforma Tributária (PEC45/19) com o relator da matéria Aguinaldo Ribeiro. E, de quebra, costurou encontros com os deputados Hugo Motta, Wilson Santiago e Welington Roberto, respectivamente os presidentes do PRB, PTB e PL na Paraíba.

 

Relacionadas