domingo, 17 de fevereiro de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

Empreendedorismo dos aposentados

25 de janeiro de 2019
O empreendedorismo tem sido uma alternativa de vida que milhões de brasileiros têm adotado, com cada vez mais frequência, após a aposentadoria, seja como fonte complementar de renda, como uma forma de se manterem ativos ou mesmo como uma busca pela concretização de um sonho. Essa população, que celebrou ontem o Dia do Aposentado, representa um perfil diferenciado de empreendedores que agregam experiência, disponibilidade de tempo, dedicação e um maior desprendimento para abrir o próprio negócio.

Oportunidade para investir

Os aposentados representam uma categoria que tem passado por intensas transformações nas últimas décadas, que acompanharam as próprias mudanças da economia e do perfil demográfico brasileiro. Análises feitas pelo Sebrae mostram que esse momento da vida pode ser aproveitado como a oportunidade ideal para investir em um negócio: diferentemente dos mais jovens, as pessoas mais maduras têm menos medo dos riscos e estão mais preocupadas com a realização pessoal do que com a rentabilidade. Veja aqui algumas dicas no Portal do Sebrae.

Contratações do BNB

Os mini e pequenos produtores rurais fecharam 2018 com crescimento de 16% no volume de contratações com o Banco do Nordeste. Ao todo, foi aplicado R$ 1,3 bilhão com o segmento em 2018, valor superior ao montante de R$ 1,1 bilhão financiado em 2017. Os recursos são oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Mais de seis mil contratos foram formalizados no período. O crédito contemplou empreendimentos rurais de pequeno porte, em todos os estados do Nordeste, norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. Ao todo, 53% das contratações foram destinadas a propriedades localizadas na região do Semiárido.

Setores agrícola e pecuário

Entre as operações realizadas, o custeio representou 52% do valor total contratado, atendendo aos setores agrícola e pecuário. Os financiamentos incluíram itens como compra de vacinas, plantio, aquisição de ração, pagamento de mão de obra, entre outros. Já as operações de investimento e comercialização responderam por 48% do montante aplicado. O crédito de longo prazo é utilizado na ampliação da produção e comercialização, compra de máquinas e equipamentos, reposição de peças e serviços de manutenção, expansão, modernização ou realocação de empreendimentos do seu agronegócio.

356 anos dos Correios

Hoje, os Correios comemoram 356 anos de serviço postal no Brasil e também dedicam a data a um dos profissionais responsáveis pela credibilidade e reconhecimento da população à instituição: o carteiro. Atualmente, a empresa conta com cerca de 106 mil empregados. Destes, 57 mil são carteiros, trabalhadores comprometidos com a entrega anual de 6 bilhões de objetos postais em todos os cantos do país, atividade com desempenho reconhecido por premiações e pesquisas. Na Paraíba, são 599 carteiros, destes, 15 são mulheres.

Óticas Diniz sobe entre as franquias

As Óticas Diniz – maior rede do varejo óptico do País – seguem entre as “50 Maiores Marcas de Franquias do Brasil”. Na 14ª posição, a rede é novamente destaque na pesquisa da ABF (Associação Brasileira de Franchising) que revela as principais marcas em número de unidades. O estudo não abrange apenas o setor óptico, mas todo o varejo nacional. Para Cláudia Valério, gerente de Rede das Óticas Diniz, o levantamento ratifica o crescimento da companhia.

Vagas na Unifuturo

A Faculdade de Ensino Superior do Nordeste (Unifuturo) prorrogou para meados de fevereiro o encerramento das matrículas dos alunos veteranos e dos novatos que vão ingressar na Instituição por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), mediante as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o Reitor da instituição, Ricardo Monteiro, as aulas devem ser iniciadas após o Carnaval. Ele acrescentou que os cursos mais procurados na Unifuturo são os de Ciências Contábeis, Marketing, Administração, Serviço Social, todos nos turnos da manhã e da noite.

Vestibular do Iesp

O Instituto de Educação Superior da Paraíba - Iesp está inscrevendo para seu vestibular tradicional 2019.1, que vai ser realizado no dia 02 próximo, no campus da BR 230. A inscrição são um quilo de alimento, que será doado a uma instituição carente e pode ser feita tanto pela internet (http://www.iesp.edu.br), como presencial e concorrer a bolsas de até 100% em todo os cursos. Outras informações WhatsApp (83) 99309219 e (83) 21063800 .

Áreas oferecidas

São vagas para os cursos de Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Educação Física, Administração Ciências Contábeis,Publicidade e Propaganda, Direito,Enfermagem, Sistemas de Informação, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia e os cursos Superiores de Tecnologia de Gestão Financeira, Gestão Comercial, Estética e Cosmética, Produção Publicitária, Sistemas para Internet, Gestão de TI, Redes de Computadores, Gestão de Recursos Humanos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Designe de Interiores.

Relacionadas