domingo, 17 de fevereiro de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Desafio e sintonia na CMJP

31 de janeiro de 2019
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), João Corujinha (DC), terá um desafio importante, a partir do retorno dos trabalhos legislativos, no próximo dia 12, e pelos próximos dois anos. Serão anos pré e eleitoral, durante os quais os vereadores se envolverão nas disputas pela reeleição e na campanha para prefeito de João Pessoa.

O primeiro ano será de muito trabalho. Afinal de contas, Corujinha precisará colocar em prática o projeto de construção da nova sede do Poder Legislativo da Capital paraibana, uma vez que a atual sede não comporta o tamanho da CMJP. Os gabinetes dos vereadores são minúsculos.

Em alguns deles, não há, sequer, espaço para abrigar os assessores. Além do mais, a CMJP tem alguns prédios alugados como anexos, o que dificulta o trabalho administrativo e até mesmo o trabalho legislativo.

No tocante à esfera parlamentar propriamente dita, Corujinha se relaciona muito bem com os vereadores da situação e da oposição. Não terá dificuldades de convivência parlamentar na Casa Napoleão Laureano.

Corujinha tem demonstrado ser um parlamentar de fácil acesso e de bom trato com os demais vereadores, autoridades municipais e estaduais, jornalistas e eleitores que o procuram na Câmara Municipal.

Pelo que percebem os jornalistas que fazem a cobertura política diária da Câmara Municipal de João Pessoa, Corujinha implantará um estilo novo de gestão na Casa, com um novo estilo, ainda, na atuação política. O testemunho também parte de vereadores da situação e da oposição, que têm demonstrado sintonia com o novo presidente.

Agora é esperar e acompanhar de perto a gestão do presidente Corujinha no legislativo municipal.

Recursos para ‘Hospital do Bem’

O deputado federal diplomado, Wilson Santiago (PTB), conseguiu junto ao ministro da Saúde, Henrique Mandetta, o credenciamento do Hospital de Oncologia de Patos, junto ao SUS, para a liberação de R$ 5,8 milhões anualmente. A ida do parlamentar ao Ministério da Saúde foi um pedido do governador João Azevêdo, para que o ‘Hospital do Bem’ possa atender com qualidade todos os pacientes do Sertão paraibano. O credenciamento será publicado no Diário Oficial de amanhã.

Decepção

A política está de “ruim para mais pior”, como diriam “lá em nós”. O vice-prefeito do município de Montadas, Luiz Carlos Carneiro, do PSD, renunciou ao mandato. Disse que estava decepcionado com a vida pública. “No momento, é mais proveitoso para mim ser professor da rede pública”, desabafou. Se ele está assim, avalie o eleitor como está.

Candidatíssimo

O ‘furacão’ Tião Gomes, em entrevista ao repórter Henrique Lima (98FM), foi curto e grosso: “Sou candidatíssimo ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa”. E ai... A posse dos novos e dos reeleitos acontece amanhã e, em seguida, a eleição para a Mesa Diretora, nos dois biênios. Entre hoje e amanhã, tem muita água para rolar...

Debatendo a infância

O juiz Adhailton Lacet, vice-presidente do Colégio de Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil e juiz titular da 1ª Vara Infanto-juvenil de João Pessoa, se reúne hoje, às 14h, com os membros do Sistema de Garantia de Direitos e da Rede de Proteção da Infância e Juventude. A finalidade é discutir e desenvolver logística para a realização da 1ª Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, em João Pessoa.

Prova de vida

A PBPrev está fazendo grande esforço para a realização da prova de vida de 51 mil aposentados e pensionistas da Paraíba. O presidente da autarquia, Iuri Lobato, disse que os beneficiários terão que procurar, exclusivamente, agências do Bradesco para realizar a comprovação de vida e garantir o recebimento dos salários como acontece normalmente. A prova de vida realizada pela PBPrev acontece de 11 a 25 de cada mês.

Se nada mudar

O secretário de Governo, Nonato Bandeira, continua dialogando com as bancadas federal e estadual no sentido de manter a harmonia entre o Executivo e o Legislativo na nova gestão. Bandeira é uma das peças principais no jogo de xadrez para a composição da Mesa-Diretora da Assembleia para a próxima legislatura, que começa dia 1º. Se nada mudar, Adriano Galdino presidirá o primeiro biênio e Hervázio Bezerra, o segundo.

Relacionadas