domingo, 15 de setembro de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

Desafio de divulgar a Paraíba

12 de julho de 2019
Na visita da diretoria da empresa espanhola Aena, que arrematou seis aeroportos do Nordeste, entre eles os de João Pessoa e Campina Grande, ficou evidente o grande desafio para que o poder público paraibano, estadual ou municipal, assuma o papel de protagonista nas ações de divulgação do destino Paraíba. O presidente-executivo da empresa, Maurici Lucena, foi claro ao afirmar que é do Estado o papel de fazer a divulgação dos roteiros, apesar de reforçar que a empresa também pretende fazer o papel dela, disparando ações de divulgação de todos os destinos aos quais irá gerir os aeroportos, que conta com Recife, Aracaju, Maceió e Juazeiro do Norte.

demanda de passageiros

Ao afirmar que divulgará os destinos onde irá gerir os aeroportos, Lucena também emendou a mensagem de que a Aena irá fazer um estudo de viabilidade econômica a cada três anos nos seis aeroportos, isto é, ver o potencial de demanda de passageiros. Nesse contexto é que a Paraíba deve, desde já, assumir o desafio de tornar o Estado um roteiro turístico promissor e, acima de tudo, atraente, seja para os turistas brasileiros e, essencialmente, para os estrangeiros. Lucena, em entrevista concedida em Brasília, na última terça-feira, revelou que pretende investir em divulgação do Brasil na Europa, e que não entende com o país, com tantos e diversificados roteiros, está estagnado em número de turistas estrangeiros, passando de pouco mais de seis milhões ao ano.

cidade pronta

O secretário adjunto do Turismo de João Pessoa, Graco Parente, que participou da reunião do prefeito Luciano Cartaxo com a direção da Aena, disse que a capital paraibana está pronto para atender as demandas da empresa espanhola. Graco citou os projetos que estão em desenvolvimento pela prefeitura, dando à cidade um ar mais moderno, sem perder a essência de uma capital que investe forte no turismo histórico.

ruraltur no peru

A gestora de Turismo do Sebrae da Paraíba, Regina Amorim, confirmou que a RuralTur - melhor Feira de Turismo Rural do Brasil, criada em 2005 na Paraíba, ainda como evento regional - passará a ser internacional a partir de 2024. O primeiro evento está programado para ser sediado no Peru. Já no Brasil, a RuralTur passou a ser itinerante a partir de 2015. Em 2019, a feira será promovida na cidade de Vida Nova do Imigrante, no Espírito Santos, nos dias 20 a 24 de novembro. Amorim disse que o Sebrae já está organizando a caravana paraibana que participará da feira, que chega à sua 15ª edição. “É bom participar desse grande evento, que traz na sua essência a ruralidade e a singularidade do turismo rural brasileiro”, pontuou a gestora.

campanha vencedora

A campanha de sustentabilidade “Desencanude-se”, realizada pela rede Yázigi, foi uma das vencedoras do Growth Awards, prêmio entregue em Londres pela Pearson, maior empresa de educação do mundo, detentor da marca Yázigi. A campanha incentivou a redução do uso de canudos de plástico, além de alertar a respeito do descarte inadequado desses produtos e consequentemente o seu impacto ambiental. Para Gustavo Sousa, diretor da escola de idiomas Yázigi Ruy Carneiro, que participou da campanha, é com ações como essa que a rede mostra que o slogan ‘Você cidadão do mundo’ é uma verdadeira missão da empresa de educação.

promoção extra

Até hoje, o Extra realiza ação promocional com até 70% de descontos nas categorias de alimentos, líquida, bazar, têxtil e eletroeletrônicos. É o Hiper Saldão Extra, que traz ainda condições de pagamento exclusivas para o período da campanha. Haverá descontos e promoções também no e-commerce alimentar (www.clubeextra.com.br) e no aplicativo Clube Extra, que é fácil de baixar e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Google Education

Jorge Paulo Lemann, economista e empresário suíço-brasileiro, considerado pela Forbes em 2019, como o segundo homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em US$ 22,8 bilhões, é também um dos sócios da Cultura Inglesa no Brasil e está abrindo as portas do Google Education para alunos da rede da Cultura Inglesa de João Pessoa. Em breve, alunos da Cultura de Tambauzinho, do professor e empresário David Barlow, terão esse benefício na prática em sala de aula. Lemann tem formação na Universidade Harvard em Harvard Business School, desde de 1961.

conciliação

Um acordo firmado durante audiência de conciliação pôs fim a duas ações (Monitória e Embargos à Arrematação), envolvendo propriedades rurais, que tramitavam há mais de 12 anos na Comarca de São João do Cariri. O juiz José Irlando Sobreira Machado, titular da Vara Única da Comarca, homologou o acordo, extinguindo os processos. Além disso, foi revogado o despacho inicial, que havia concedido a gratuidade processual, para que as partes pagassem, consensualmente, pro rata, custas sobre o valor atribuído à causa, que era de R$ 150 mil.

Relacionadas