quarta, 26 de junho de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

Desafio da governança

11 de junho de 2019
O programa Investe Nordeste, promovido por muitas mãos, entre elas, do Sebrae e Ministério do Turismo, não representa apenas um desafio para o surgimento de novos projetos que irão certamente ‘abocanhar’ recursos da ordem de R$ 200 milhões. Pela voz da firme da coordenadora nacional do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, o maior desafio e consequente conquista será fortalecer a governança, que fará a diferença nessa ação nacional. “São os mesmos recursos para todos, mas os resultados serão diferentes”, alertou a gestora do programa, que participou do lançamento ontem, no Sebrae da Paraíba, em João Pessoa.

Democracia e ação

Ana Clévia afirmou que a expectativa dos coordenadores do Investe Nordeste, em Brasília, é altíssimo para que a Paraíba possa ser um exemplo de governança, um processo que, segundo ela, já tem sido demonstrado em uma série de ações. Ela revelou que a Paraíba tem criatividade e capacidade de inovar que surpreende a todos. Para a gestora, Cabaceiras, no Cariri paraibano, é um exemplo cabal desse processo de pertencimento e até ousadia, inspirados em sonhos de ilustres paraibanos como o escritor Ariano Suassuna. Clévia lembrou ainda, que democracia é ter ideias diferentes e objetivos comuns, e que podemw ser levados para atitudes no Turismo.

Semipresencial

Cinco novos cursos estão sendo oferecidos pelo Iesp na modalidade semipresencial para o semestre 2019.2: Pedagogia, Engenharia de Produção, Gestão de Tecnologia da Informação e Processos Gerenciais. O Ensino a Distância do Iesp recebeu o conceito máximo na avaliação de credenciamento feita pelo Ministério da Educação. As inscrições para esses e os demais cursos ofertados podem ser feitas pelo site da instituição utilizando sua pontuação do Enem, através do vestibular agendado, ou pelo vestibular tradicional, que vai acontecer no próximo dia 15 de junho, às 14h.

Pedido de mais voos

O deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Carneiro (PRTB), apresentou ao ministro do Turismo, Marcelo Álvaro, demandas que podem contribuir diretamente para o desenvolvimento da Paraíba. Carneiro pediu mais investimentos no Destino Paraíba e o apoio do Ministério para que o Estado consiga atrair novos voos. O deputado também sugeriu que a segunda edição do Investe Turismo fosse voltado para as regiões do Vale do Mamanguape e do Brejo.

Quebra da Avianca agrava situação

Segundo Eduardo Carneiro, o Destino Paraíba teve uma queda no número de hospedagens, devido a perda de voos para a Paraíba. De acordo com o parlamentar, com a falência da Avianca, a Capital paraibana perdeu seis voos diários. Cada aeronave da companhia aérea transportava 164 passageiros. Por dia, isso representa uma média 984 passageiros. Multiplicando por 30 dias são mais de 29 mil passageiros que deixam de desembarcar na Capital.

Ônibus do Forró

Há quatro anos o Ônibus do Forró é opção para turistas conhecerem a cidade através de um passeio turístico e cultural por Campina Grande. Este ano o Ônibus conta com dois passeios diários a partir da terça-feira: primeira saída às 10h e às16h. É uma opção oferecida dentro da grade da festa para turistas conhecerem a cidade do Maior São João do Mundo, além do Parque do Povo. O passeio oferece informações sobre a cidade, sobre O Maior São João do Mundo, além de variadas atrações culturais e muito forró pé-de-serra. O percurso dura cerca de duas horas, saindo da AutocarTurismo, localizada em frente ao Museu de Arte Popular da Paraíba, o “Museu dos Três Pandeiros”, segue pelo largo do Açude Velho e passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como o monumento a Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, o Memorial aos 150 anos de Campina Grande, o Parque da Criança, O Pioneiros, a Vila do Artesão, Parque do Povo e Avenida Manoel Tavares, principal corredor gastronômico da cidade.

Penas Alternativas

A Vara de Execução de Penas Alternativas de João Pessoa (Vepa) destinou R$ 15.757,51 para a Associação Missionária Cristã Casa do Oleiro adquirir máquinas de costura Overlock industrial, Galoneira semindustrial e máquina de costura reta industrial, além de malhas, agulhas de crochê, etc. A entidade fica localizada em Jaguaribe e agora poderá oferecer cursos de Corte e Costura para a comunidade. O alvará foi entregue pelo juiz José Geraldo Pontes, titular da unidade, à secretária da Associação, Elizete Gonçalves Pinho Venâncio.

BMB terá mostra de noivas e festas

A Multifeira Brasil Mostra Brasil desse ano vai se surpreender com um cenário de festa de casamento. Essa é a proposta que está sendo estruturada dentro do evento para fazer acontecer a II Mostra de Noivas e Festas reunindo num espaço de 1.000 ² os mais diversos serviços que giram em torno desse evento único na vida do casal e de seus amigos e familiares. De acordo com o gerente comercial da Brasil Mostra Brasil, Eduardo Iglesias, a Mostra de Noivas e Festas é assinada pelo decorador André Luiz e terá como cerimonialista Ana Karenina Bronzeado. “São dois profissionais reconhecidíssimos no mercado e que representam exatamente a proposta que temos: mostrar o melhor dos serviços que giram em torno das festas de casamento”.

Relacionadas