terça, 16 de julho de 2019

Edinho Magalhães
Compartilhar:

Coordenação da bancada

19 de fevereiro de 2019
Como a coluna antecipou na última sexta-feira, o deputado Efraim Filho tornou-se o novo coordenador da bancada federal paraibana. Via de regra, a escolha surge pela escolha dos membros da bancada, por lista de assinaturas, em torno da indicação de um representante para a Comissão Mista de Orçamento do Congresso, seguida de reunião para aclamação do indicado. A partir daí as reuniões sobre emendas, recursos, orçamentos e visitas de Ministros ao Estado -ou da Bancada aos Ministros - ficariam a cargo do ‘coordenador eleito’.

Até ontem a lista de Efraim tinha a assinatura de quase toda a bancada. Dos 15 integrantes, 13 teriam assinado sua indicação: os 3 senadores e 10 deputados. Faltariam somente Wellington Roberto e Julian Lemos. Não se sabe, porém, se eles assinariam.

Entretanto, com unanimidade ou não, Efraim tem a maioria e já se porta como coordenador. Pelas redes sociais, ontem à tarde, comentou o sucesso da visita da ministra Tereza Cristina à Paraíba: “Como coordenador da bancada, acredito que os efeitos práticos da visita da ministra da Agricultura serão sentidos em termos de financiamento e recursos para o Estado”.

Como ‘dever de casa’, os deputados federais e senadores sabem que, acima de cores partidárias e de posições políticas, tem que se manter unidos em defesa dos interesses da Paraíba e dos paraibanos. Nesse sentido, além de forte, a bancada tem que se manter unida e organizada. Então, que assim seja. Avança Paraíba!

Puxão de Orelha

Pelas redes sociais o deputado Ruy Carneiro comenta que estará com voz ativa no Congresso Nacional lutando pela Paraíba, como vice-líder do PSDB. Mas deixou recado: “cabe às lideranças paraibanas deixar os palanques eleitorais para trás e assegurar uma interlocução com o Governo Federal, sem o qual não se garante investimentos relevantes”. Para quem seria?

Previsão

Desde o sábado, 17, o site de informações ‘wikipédia’ já tratava o ministro Bebianno como ‘ex’. Porém sua exoneração só foi confirmada ontem às 18h30, em nota oficial lida pelo Porta Voz da Presidência, em Brasília. Já o deputado Julian Lemos tinha confirmado a saída, desde sexta, 16.

E agora Jair?

O dilema agora é o seguinte: se Bebianno ficasse no Governo seria um morto vivo no Planalto. Agora defenestrado, quem garante que ele não será um vivo bem mortal contra o Governo?

Reforma da Previdência

E Amanhã o Governo dará conhecimento ao Congresso Nacional do conteúdo da Reforma da Previdência. A novidade é que o próprio presidente Bolsonaro é quem deverá levar o texto para entregar, em mãos, aos presidentes da Câmara e do Senado. Em tempo: Os Governadores dos Estados também estarão amanhã em Brasília.

Participação Recorde

A senadora Daniela Ribeiro ‘chegou chegando’ no Congresso Nacional. Além da liderança do PP, resolveu se inscrever como membro em 6 comissões permanentes no Senado. O padrão são apenas 4. Fora as comissões especiais, ela irá compor as comissões de Assuntos Econômicos; Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Regional e Turismo; Relações Exteriores; Educação e de Justiça.

Comissões Ativas

Somente a Comissão de Assuntos Econômicos – a CAE do Senado, tem mais de 200 itens na pauta e, nesta terça, irá se debruçar sobre a indicação do economista Roberto Campos Neto, à presidência do Banco Central.

Comissões Desativadas

Enquanto isso, na Câmara Federal os trabalhos ainda nem começaram nas comissões permanentes. Somente a partir desta semana os partidos estarão indicando os membros de cada uma delas a fim de que possam ser escolhidos seus presidentes. O deputado Pedro Cunha Lima é cotado para presidir a Comissão de Educação.

Curso no TCU

Alô, alô prefeitos e dirigentes de órgãos públicos federais na Paraíba. Para auxiliar sobre a forma de preenchimento do relatório sobre prestação de contas 2018, no próximo dia 28 de fevereiro, o TCU realizará em sua sede em Brasília, o evento “Normas e Orientações para Elaboração do Relatório”. Mais informações no site: portal.tcu.gov.br.

Relacionadas