quarta, 17 de julho de 2019

Fábio Cardoso
Compartilhar:

Comissão discutirá preço do gás

10 de julho de 2019
A política de preços do gás de cozinha será tema de audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Um dos objetivos é discutir se o preço final ao consumidor pode ser reduzido, já que o produto acumula fortes altas nos últimos anos. A audiência está marcada para hoje. De acordo com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), autor do requerimento para a audiência, a política mensal de preços sobre o gás liquefeito de petróleo (GLP) para uso residencial, como é conhecido o gás de cozinha, passou por várias mudanças nos últimos anos.

Congelamento e reajustes

Depois de um período de 13 anos de congelamento no preço de revenda da Petrobras, houve fortes reajustes em 2015 e, em 2017, foi adotada uma nova política de preços com reajustes mensais, o que levou a uma alta acumulada de 67,08% naquele ano. Atualmente, a política adotada é a de reajustes trimestrais.

Setor ópico vítima da pirataria

Levantamento do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) apontou que no ano passado o Brasil teve perdas de R$193 bilhões para o mercado ilegal, um valor 32% superior ao registrado em 2017. Desse total, 9,7 bilhões são do setor óptico, o quinto no ranking dos mais afetados pelo mercado ilegal, atrás apenas de vestuário, cigarros, medicamentos e defensivos agrícolas. A Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica) revela que esse valor é quase metade do faturamento do setor, que fechou 2018 em R$ 21,5 bilhões.

Feira Nações & Artes

A partir de sexta-feira, a feira Nações & Artes desembarca em João Pessoa, no Manaira Shopping. O evento contará com 10 expositores de diversos lugares do mundo que terão artigos como roupas, acessórios, peças de decoração, joias, obras de arte, tecidos, artigos religiosos, tapeçaria, brinquedos e gastronomia. A feira, que já passou por mais de 40 cidades no Brasil, poderá ser visitada todos os dias, com entrada gratuita, durante o horário de funcionamento do shopping, e estará localizada na praça de eventos do mall.

Rodando o país

A Nações&Artes é um evento que acontece há seis anos e roda o País inteiro mostrando a cultura de países como Índia, Chile, Peru, Bolívia Síria, Marrocos, Turquia, Paquistão e Brasil. Para João Pessoa a organização da feira trará 10 expositores que com 10 stands mostrarão produtos oriundos de oito países de todos os continentes.

Cerca de 30 mil na Brasil Mostra Brasil

Os quatro primeiros dias da Multifeira Brasil Mostra Brasil recebeu uma visitação expressiva de cerca de 30 mil pessoas. A informação é da organização do evento que espera um movimento ainda maior na reta final do evento. De acordo com Wilson Martinez, apesar de expressivo, o público ainda deve melhorar. “Tivemos um primeiro final de semana atípico com eventos finais de festejos juninos e também o jogo do Brasil”, avalia. E para atender a demanda de visitação, a Brasil Mostra Brasil vai estender horário de funcionamento a partir de sexta-feira até às 23h. A Multifeira será realizada até domingo, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Partilha de Bens

A partilha de bens entre herdeiros, nos inventários, já pode ser feita em cartório, segundo o tabelião substituto, Vinícius Toscano de Brito, através dos chamados inventários extrajudiciais, que, conforme ele, existem desde o ano de 2007. “Com o advento da Lei nº 11.441, as partilhas decorrentes de inventários por morte de alguém podem ser feitas em cartório. Essa Lei alterou o Código de Processo Civil da época e o novo Código de Processo Civil manteve a inovação”, explicou. Ou seja, o Novo Código de Processo Civil prevê que, sempre que um inventário tenha pessoas (herdeiros) capazes, pode ser feito em cartório.

“Em Busca da Maratona Perfeita”

Na próxima terça-feira, a partir das 19h30, o Iesp vai receber o atleta Gustavo Maia, que vem falar sobre “Em Busca da Maratona Perfeita”. Ele é apresentador do Programa Fôlego, sucesso na Internet. Além da palestra, será realizado um treino com o maratonista, no dia seguinte, e todos os participantes estão convidados. As inscrições podem ser feitas no https://www.sympla.com.br/palestra-em-busca-da-maratona-perfeita__502068. Na palestra, o jornalista Gustavo Maia vai compartilhar suas experiências e histórias de vida ao longo de seis anos como apresentador do Programa Fôlego.

Destino paraíba em minas gerais

A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) está realizando desde ontem até hoje uma ação de promoção e divulgação do Destino Paraíba em Minas Gerais, em parceria com a Operadora CVC. As cidades escolhidas são Belo Horizonte e Divinópolis e a previsão é de capacitar cerca de 100 agentes de viagens mineiros. O grupo Folclórico do Sesc Paraíba está acompanhando a comitiva paraibana nessa nessa ação.

Ação exclusiva com a cvc

Ao contrário da ação promovida na semana passada em três cidades paulistas, essa capacitação é exclusiva para o Destino Paraíba. A CVC, uma das maiores operadoras de turismo do país, firmou parceria com o governo do Estado para capacitar agentes de viagens de suas associadas em Minas Gerais. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, lembra que nos eventos haverá uma participação importante do grupo de Dança Folclórica do Sesc-PB.

Relacionadas