terça, 19 de março de 2019

Sony Lacerda
Compartilhar:

Centenário de Celso Furtado

23 de fevereiro de 2019
Se vivo estivesse, o economista e ex-ministro (Planejamento e Cultura nos Governos de João Goulart e José Sarney), Celso Monteiro Furtado, completaria 99 anos no dia 26 de julho próximo e seus amigos estariam planejando as comemorações alusivas aos 100 anos para a mesma data de 2020. Pois é isso o que está acontecendo. O Conselho Regional de Economia da Paraíba (Corecon-PB) está na contagem regressiva para a realização de eventos que marcarão o centenário de nascimento Celso Furtado. O Corecon pretende realizar eventos marcantes na Paraíba e em outros Estrados para celebrar o centenário no ano que vem.

Paraibano de Pombal, Celso Furtado é considerado um dos mais importantes economistas do Brasil do século 20. Foi fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), órgão criado para incentivar o desenvolvimento industrial dos nove Estados (e do norte de Minas Gerais), onde a população sofre com os longos e frequentes períodos de seca. Por algum tempo, a Sudene serviu aos interesses de políticos e de poderosos grupos econômicos, frustrando, certamente, o pensamento do seu idealizador.

Hoje, a Sudene está sucateada. A sede, em Recife, não passa de um “elefante branco”, abandonado no deserto de concreto que é a Capital pernambucana. Segundo o economista e ex-professor do Instituto de Economia da Unicamp, Plínio de Arruda Sampaio Jr., que nasceu, coincidentemente, no mesmo dia em que paraibano, dez anos mais tarde (26 de julho de 1930), Celso Furtado foi um cientista social consagrado, que dispensou maiores apresentações. Plínio teceu tal comentário no prefácio da 32ª edição do livro “Formação Econômica do Brasil”, lançado no ano de 2005, pela Companhia Editora Nacional. Celso Furtado tinha morrido um ano antes, no dia 20 de novembro de 2004, no Rio. Plínio morreu em 2014.

Nova postura

O presidente da Famup, George Coelho, instituiu uma nova postura diante do comando da Federação. Agora, a imprensa tem acesso direto a assessoria e as informações sobre os municípios. Entre as mudanças, a decisão de parabenizar e destacar as aprovações de contas de prefeitos pelo Tribunal de Contas. Segundo o presidente da Famup, os prefeitos têm se desdobrado para garantir uma gestão transparente e focada na melhoria de vida da população.

Liberação

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) comemorou a liberação de recursos referentes a emendas parlamentares para o município de Guarabira, no total de R$ 390 mil, que serão investidos na execução de obras de drenagem e na construção de uma praça. As emendas são de autoria do deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).

Seminário

Camila está em Brasília participando do seminário de capacitação “Os desafios do novo quadro político”, promovido pelo PSDB-Mulher, em parceria com Instituto Teotônio Vilela e a fundação Konrad Adenauer (KAS), destinado às deputadas estaduais e federais eleitas e seus assessores, e contou com a participação de mais de 50 tucanas.

Informações

O deputado federal Frei Anastácio (PT-PB) protocolou requerimento na Câmara solicitando informações ao Banco Central sobre as dívidas rurais. Ele ainda solicita que as informações sejam dadas como o seguinte detalhamento: evolução dos saldos devedores, em condições de normalidade, vencidas e em prejuízo, por ano, de 2000 a 2017, por unidade federada, fonte de financiamento, programa e instituição financeira.

Apelação

A ausência de regularidade de representação em recurso levou a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes a não conhecer da Apelação Cível interposta pela Oceanair Linhas Aéreas S/A - Avianca contra decisão do Juízo da 1ª Vara da Comarca de Esperança. A magistrada observou que a peça foi acompanhada apenas de expediente constante de assinatura digitalizada, equiparando-se a uma simples fotocópia.

Na prática

A equipe da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJPB e toda a Rede de Proteção a Mulher estiveram, na noite da abertura do Projeto Folia de Rua, no Centro da Capital, para divulgar as ações da Campanha ‘Meu corpo não é sua folia’. Na oportunidade, foi lançado o calendário de atividades da Coordenadoria, que estará presente nos principais blocos de João Pessoa.

Relacionadas